Saúde Oral

Vila Franca de Xira promove programa “Crianças – SOS Dentes”

Vila Franca de Xira promove programa “Crianças – SOS Dentes”

A junta de freguesia de Vila Franca de Xira está a promover o programa “Crianças – SOS Dentes”, que engloba a prestação de serviços médicos de saúde oral e é o resultado de um acordo de colaboração com médicos dentistas ou clínicas dentárias da freguesia.

Este programa tem como objetivo melhorar o acesso da população socioeconomicamente desfavorecida a serviços de saúde oral, nomeadamente jovens até aos 16 anos com carências económicas e não abrangidos pelo Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, que façam parte da freguesia. Os residentes até aos 16 anos de idade que, apesar de abrangidos pelo Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, tenham já esgotado os respetivos cheques-dentista, também serão abrangidos pelo programa.

Por carência económica, entenda-se os agregados familiares que apresentem um rendimento mensal disponível per capita até ao valor de 50% da Retribuição Mínima Mensal Garantida.

O programa inclui vários serviços médicos, nomeadamente diagnóstico e avaliação, restauração de dentes, tratamento de cáries, destartarizações, desvitalizações, extrações e alisamentos radiculares.

Os tratamentos que não estejam não incluídos no regulamento do programa são considerados de “natureza excecional”. Se os mesmos forem clinicamente considerados indispensáveis, deverão ser orçamentados e acompanhados por um relatório clínico que os justifique.

Para serem incluídos no programa. é necessária a respetiva candidatura, que poderá ser formalizada através de uma ficha de sinalização no Serviço de Ação Social, Cultura e Comunicação da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira.