Quantcast
Eventos

Tratamento Pro Arch em debate em Lisboa

O Straumann Pro Arch Summit decorreu em Lisboa e centrou atenções neste tratamento, que tem como principal característica ser altamente personalizado.

No passado mês de fevereiro, o Straumann Group organizou o evento Pro Arch Summit, em Lisboa, que se debruçou sobre a solução de reabilitação fixa Pro Arch. Ao longo de um dia, reuniram-se especialistas nacionais e internacionais que partilharam as suas experiências clínicas e interesses comuns. O grande foco desta reunião foi discutir e desenvolver o conceito do tratamento Pro Arch.

A organização de encontros deste cariz é, na perspetiva da Straumann, “cada vez mais importante e necessária para a medicina dentária, para que haja uma discussão aberta e benéfica das várias soluções existentes no mercado”, explica Catarina Antas da Cunha, responsável de marketing da empresa de implantes dentários. O objetivo, diz, é encontrar “soluções cada vez mais ajustadas às necessidades de cada paciente e condizentes com as descobertas e posições científicas”.

O presidente do Conselho Científico da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, João Caramês, fez uma apresentação neste evento sobre Pro Arch & ITI Consensus, e ainda moderou duas mesas-redondas. “O formato do congresso assumiu um cariz interativo pela discussão clínica das diferentes modalidades cirúrgicas e prostodônticas no tratamento do desdentado total. Ao longo do summit foram apresentados e discutidos diferentes casos clínicos com diferentes níveis de complexidade, alguns dos quais contemplando a resolução de complicações associadas à reabilitação All-on-4 prévia (AO4) do desdentado total”, disse à SAÚDE ORAL o também chairman do evento.

De referir que as conclusões do último Consensus da ITI, orientadas para o paciente edêntulo, foram integradas na proposta de classificação do tratamento do desdentado total recentemente publicada por João Caramês. “A Carames Classification apresenta-se como um sistema de classificação user friendly, centrado no paciente, que correlaciona o padrão de reabsorção ósseo maxilar/mandibular individual com diferentes opções protéticas full-arch. Esta ferramenta, que pretende ser de livre acesso a todos os clínicos, atribui primazia às características do paciente e sugere independência face à técnica proposta por um sistema de implantes específico”, explica.

O Pro Arch é uma solução, segundo a Straumann, que merece um evento a si dedicado porque proporciona um tratamento personalizado, podendo assim superar as expectativas de todos os que dela necessitam. “Entre os milhões de pessoas que en­frentam o problema da falta de dentes, não se conseguem encontrar dois casos iguais. Todos têm expectativas, um historial médico e necessidades diferentes. Straumann Pro Arch é uma solução de tratamento personalizada para a reabilitação total fixa e imediata. Desenvolver uma solução adequada a cada paciente é um desafio que todos os médicos dentistas enfrentam e daí ser muito importante organizar eventos dedicados à discussão, melhoria e desenvolvimento destas soluções. Temos muito interesse em investir nesta área, pois é de elevada importância quer para o médico dentista quer para o paciente”, garante Catarina Antas da Cunha.

O Pro Arch foi desenvolvido para os médicos dentistas que querem diferenciar-se e oferecer um tratamento que fará uma mudança fundamental na vida dos seus pacientes. O resultado, pormenoriza a responsável, “é imediato, estético e fi­ável”, e devolve “confiança e qualidade de vida a longo prazo”. E acrescenta: “Não existe um só tipo de reabilitação total para pacientes edêntulos e são necessárias várias soluções para alcançar o resultado desejado, assim, Straumann Pro Arch proporciona a flexibilidade cirúrgica e protética, para que o médico dentista possa focar-se nas necessidades específicas dos seus pacientes e oferecer uma reabilitação total fixa e imediata mais adaptada às necessidades do caso clínico, ou seja, utilizado quatro ou mais implantes, dependendo da situação anató­mica e situação clínica do seu paciente.”

O evento Pro Arch Summit contou com a participação de mais de 50 médicos dentistas nacionais e internacionais, um número que, diz a organização, “superou as expectativas, dado que era um evento centrado num tema que, embora esteja na ordem do dia, é muito específico”.