Quantcast
Saúde Oral

Saiba como manter os dentes saudáveis durante as festividades com 5 alimentos

Nesta altura são cometidos muitos excessos. Os doces são os principais inimigos dos dentes durante a quadra natalícia, mas não são os únicos. Por isso, é necessário ter atenção ao que se ingere para evitar complicações.

“Esta é uma época em que as tentações são muitas, contudo o importante é existir equilíbrio. Não é necessário deixar de comer aquilo de que mais gostamos, apenas ter em atenção que os dentes não sofrem apenas com a ingestão de açúcar, mas também com os hidratos de carbono”, alerta o departamento de dentisteria da Malo Clinic Porto.

A clínica chama a atenção para a necessidade de “ter uma higiene oral mais cuidada e frequente nesta altura para evitar descidas do PH da saliva que tornem os dentes mais propícios a cáries”. Nesse sentido, “adicionar outro tipo de alimentos às refeições de Natal e Ano Novo pode ser uma boa maneira de cuidar da saúde oral”, recomenda.

Tome nota de 5 alimentos que ajudam a manter uma boa saúde oral:

  • Laranja: A laranja e todos os alimentos ricos em vitamina C são antioxidantes, o que vai ter um papel fundamental na limpeza da boca e em manter as gengivas saudáveis;
  • Pepino: Este é um alimento que vai aumentar a produção de saliva, sendo um ótimo aliado da higiene oral por ajudar a remover as bactérias e a limpar naturalmente os dentes.
  • Maçã: A maçã, com casca, é uma fruta que exige uma maior mastigação, contribuindo para a produção de saliva e a remoção dos restos alimentares presentes na boca.
  • Amêndoas: Devido à dureza e dificuldade de ingestão, este fruto seco aumenta a produção de saliva e ajuda na higienização dos dentes.
  • Água: Para além de ser um elemento essencial para o bom funcionamento do organismo, beber água regularmente pode ajudar a manter a boca saudável. A água não só contribui para a produção de saliva, como também pode ajudar a remover restos de alimentos e a higienização da cavidade oral.
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?