Formação

Sabe quais são as melhores universidades que lecionam medicina dentária do mundo?

faculdade de medicina dentária da Universidade do Porto

De acordo com o Ranking Académico Mundial de Universidades, publicado oficialmente pela consultora independente ShanghaiRanking Consultancy, a Universidade do Michigan-Ann Harbour, nos Estados Unidos da América, continua a ser a melhor universidade de medicina dentária e ciências orais do mundo em 2020.

A universidade estado-unidense já ocupava o lugar cimeiro no ano passado, numa lista que é dominada por universidades americanas. Sete das dez melhores universidades do ranking ficam nos EUA.

A Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e o King’s College London, no Reino Unido, ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

A Universidade de Washington, anteriormente na segunda posição, está agora em quarto.

Além da King’s College, a universidade belga KU Leuven é a única instituição europeia de ensino superior no top dez. Na décima posição, encontra-se a Universidade de São Paulo, no Brasil.

Já a instituição portuguesa com melhor pontuação no ranking é a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, com uma entrada direta para o 277.º lugar. A instituição não figura do ranking do ano passado.

Já a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, que no ano passado aparecia na 282.ª posição, caiu para o 284.º lugar.

Para serem incluídas na lista, as universidades têm de ter um número mínimo de publicações científicas entre 2014 e 2018. No caso da medicina dentária e ciências orais, são avaliados o número de artigos em publicações de primeiro quartil, a colaboração internacional da instituição, o “rácio de citação” das suas publicações, bem como o número de artigos científicos publicados naqueles que são considerados “top journals”, num total de 151 publicações científicas, pela ShanghaiRanking.

O número de prémios significativos em categorias académicas, desde 1981, é também contabilizado para a pontuação das instituições.