Quantcast
Médicos Dentistas

Artigo científico sobre rastreio de covid-19 destaca papel dos médicos dentistas

Bastonário visita médicos dentistas a colaborar no “Rastreio colaborativo covid-19”

Um artigo científico descrevendo o modelo de intervenção em que se basearam as equipas organizadas no âmbito do Rastreio Colaborativo da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) destacou o papel dos médicos dentistas neste rastreio.

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) nota, no seu site, que o artigo foi elaborado por representantes da Direção-Geral da Saúde, da Secretaria de Estado para a coordenação da execução regional do estado de emergência, da ARS-N, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e das faculdades de Medicina e de Psicologia da Universidade do Porto.

 

De acordo com o artigo, os médicos dentistas contratados ou alocados ao Rastreio Colaborativo assumiram nesta iniciativa o papel de líderes das equipas de operacionais. Os responsáveis pelo projeto evidenciaram a disponibilidade da classe para integrar o rastreio e a sua atuação no combate à pandemia.

Neste estudo foi também reconhecido o envolvimento da OMD, que se disponibilizou para divulgar os processos de recrutamento e toda a informação relacionada com o projeto Rastreio Colaborativo da ARS-Norte.

 

O Rastreio Colaborativo implementou um modelo assente na realização de inquéritos epidemiológicos aos doentes positivos para a covid-19, com o objetivo de cortar precocemente as cadeias de transmissão na comunidade durante as fases mais críticas da pandemia.

O artigo pode ser consultado na íntegra na publicação online ScienceDirect, da editora Elsevier.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?