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Quer que a sua clínica apareça em primeiro lugar no Google?

E se o Google lhe dissesse quando vai morrer?

A colocação do site de uma empresa nos primeiros lugares no Google deve ser uma prioridade, independentemente do negócio em que a sua empresa esteja inserida. Por isso, mesmo uma clínica, deve fazer todos os esforços para escalar lugares até assumir o topo.

Estar na liderança nas pesquisas do Google é sinónimo de sucesso, profissionalismo, competência e credibilidade. Representa impor-se enquanto autoridade na área da saúde, algo que todas as clínicas ou consultórios devem ambicionar.

Dicas para aparecer no 1º lugar do Google

Desengane-se quem pensa que é fácil fazer isto acontecer, pois qualquer escalada exige esforço, determinação, competência e estratégia. É um universo extremamente competitivo. Por isso, convém estar devidamente preparado para a tarefa. No entanto, reunimos algumas dicas que permitem tornar o caminho menos penoso.

Se quem se prepara para fazer uma escalada tem de fazer preparação física, comprar o equipamento necessário (capacete, mosquetão, cordas, calçado, etc.) e obter o máximo conhecimento sobre a área a escalar, o mesmo deve ser feito para a escalada no Google.

As nossas dicas permitem que haja maior preparação, proporcionando todo o conhecimento de que necessita para que a sua clínica ascenda ao topo da montanha do Google. Tome nota!

O site

Naturalmente que não basta ter um site. É necessário ter um site bem estruturado, fácil de navegar e rápido. É ainda importante que esteja apto para todos os tipos de dispositivo. Além disso, há que ter um https no URL que assegure que o site é seguro, entre muitas outras características que deve ter.

O site deve apresentar conteúdos que sejam direcionados ao seu público-alvo. Deve divulgar o conteúdo para ter mais tráfego; adotar uma boa estratégia de marketing, nomeadamente nas redes sociais e no Google Ads, entre outras características.

Conhecimento SEO

Use técnicas de SEO no conteúdo que publica. É indispensável fazê-lo para ficar bem posicionado no Google. SEO significa Search Engine Optimization (que, numa tradução livre, quer dizer otimização para os motores de pesquisas).

É fundamental ter esta estratégia para colocar a sua clínica nos locais de maior destaque e visibilidade presentes no mundo digital. É importante identificar as palavras chaves mais indicadas para a sua clínica; usá-las nos títulos, nas descrições, na URL; além de estudar outras técnicas essenciais para a sua estratégia de SEO.

Use URLs amigáveis

Usar URLs amigáveis ajuda a alcançar o sucesso. Consiste em criar no seu site endereços que contenham as palavras-chave usadas no texto. Elas devem ser simplificadas, não devendo ser excessivamente longas.

Idealmente, o URL deve ser curto e não deve conter números, letras maiúsculas ou outros caracteres específicos. Além disso, deve separar as palavras do endereço com um hífen.

Título e meta description

É importante ter um bom título para os artigos, pois isso permite atrair os leitores, algo que agrada ao Google. Este deve ter a palavra-chave, preferencialmente no começo do artigo.  A palavra-chave deve ainda surgir ao longo do texto, algumas vezes, nomeadamente em alguns subtítulos.

As meta descriptions revelam-se igualmente importantes. Elas consistem em descrições concisas que surgem logo abaixo do link do site procurado, sempre que se procura algo numa pesquisa realizada num motor de busca como o Google.

Investir na produção de bons conteúdos

Os conteúdos presentes nos sites revelam-se um ponto bastante valorizado pelo Google. Eles devem ser pertinentes, bem escritos e originais. Os bons materiais revelam-se atrativos, cativando e podendo gerar proximidade e fidelização dos visitantes. Estes até se podem tornar clientes da sua clínica no futuro.

Portanto, se apostar em conteúdos esclarecedores, está a trabalhar na sua reputação. Ao subir lugares no Google, está a gerar credibilidade, a estabelecer-se enquanto autoridade na área.

Vídeos e fotos

É importante apresentar vídeos e fotos originais para ter bons resultados de SEO, pois a proliferação de imagens vindas de bancos de imagens não contribui para a originalidade. Além de ter imagens e vídeos originais, convém que tenham qualidade e bom gosto.

O investimento nas redes sociais

Divulgar o conteúdo nas redes sociais, permite chegar a diversas pessoas que irão ler e partilhar os conteúdos criados. Uma clínica que esteja bem presente em redes sociais como Instagram, Facebook, ou outras, está a contribuir para os bons números do seu site.

Publicidade

Apostar em links patrocinados revela-se uma boa decisão em termos de SEO. O Google Ads, por exemplo, é o serviço de links patrocinados do motor de busca mais usado do mundo. Assim, investir nele revela-se uma excelente aposta, pois fará com que o site da sua clínica / consultório apareça na primeira página dos resultados de forma rápida e simples.

Tem um custo, mas ele deve ser encarado como um bom investimento. Usando a segmentação por palavra-chave que a ferramenta disponibiliza, consegue direcionar os conteúdos para o seu público-alvo. Um complemento importante é também o Facebook Ads.

Use link building

Usar link building ou construção de links revela-se uma boa estratégia que ajuda os seus resultados de SEO com maior facilidade. É uma estratégia que permite guiar o utilizador por outros conteúdos do site da clínica, se usar links internos.

Assim, estará a contribuir para que o visitante fique mais tempo no seu site. Se existirem links externos melhor, pois servirão como recomendação de leituras relevantes.

Parcerias

Por vezes, o percurso para o sucesso é menos árduo quando o percorremos ao lado de quem já percorrer aquele caminho. Escolher bons parceiros e parcerias pode ser o início de uma aventura mais proveitosa.

Constant Circle é uma empresa de marketing especializada na área da saúde. Pode contribuir de diferentes formas para o sucesso da sua clínica / consultório, seja na produção de conteúdos, seja na idealização e materialização de estratégias de marketing digital.

*Nuno Gonçalves é cofundador da Constant Circle e da Doctorino. Este artigo foi publicado originalmente no blogue da primeira empresa, que se assume como um estúdio de consultoria digital.

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