Quantcast
Saúde Oral

Quase metade dos portugueses não vai a uma consulta dentária há mais de um ano

O Barómetro de Saúde Oral 2021, promovido pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), revelou que 41% dos portugueses não visitam o médico dentista há mais de um ano, percentagem que subiu quase 5 pontos percentuais, face aos valores de 2019.

A OMD revela, no seu site, que os dados do barómetro, realizado pela consultora QSP, mostram que 17% dos portugueses diminuíram o número de idas ao médico dentista. Destes, 56,5% justificam a redução com a pandemia da covid-19 e 9,8% com questões monetárias.

 

As mulheres visitaram mais o médico dentista que os homens, com 44,1% a não irem a uma consulta dentária há mais de um ano contra os 36,7% nas mulheres.

Além disso, aumentou a taxa de indivíduos que afirma que os gastos com o médico dentista diminuíram, quer consigo, quer com os membros do agregado familiar. Esta evolução está em linha com a diminuição da frequência de visitas ao médico dentista. Dos interrogados, 16,6% desceram os gastos pessoais e 10,9% cortou as despesas de todo o agregado familiar.

 

Apesar disso, existiu uma melhoria face ao barómetro de 2019, na área dos portugueses que nunca visitam o médico dentista ou apenas o fazem em situações de urgência. O valor ronda agora os 28,6%, face aos 38,2% em 2019.

Entre as justificações para não marcarem consultas de medicina dentária regularmente, há 70% que diz não precisar, 22% que afirma não ter dinheiro e 17% que alega não ter problemas com os dentes.

Outras conclusões:
  • 61% dos portugueses visita o médico dentista pelo menos uma vez por ano;
  • Quase 70% da população portuguesa tem falta de dentes naturais, à exceção dos dentes do siso;
  • Quase 9% tem falta de todos os dentes, problema mais sentido entre as mulheres;
  • 52,6% dos portugueses com falta de dentes naturais não têm dentes de substituição;
  • 76,2% dos inquiridos afirmam escovar os dentes com frequência (pelo menos duas vezes por dia), menos 1,4 pontos percentuais;
  • 73,4% dos menores de seis anos nunca visitam o médico dentista;
  • 19,3% dos portugueses tem seguro ou plano de saúde com cobertura de medicina dentária.
 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?