Quantcast
Médicos Dentistas

Profissionais de saúde são mais resistentes a debater questões de saúde mental

A sessão “Pandemia e o impacto na saúde mental”, incluída no último congresso da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), explorou a forma como a pandemia colocou as pessoas a falarem de saúde mental.

Apesar desta constatação, a membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Alexandra Antunes, citada no site da OMD, notou que “embora a pandemia tenha colocado as pessoas a falarem de saúde mental”, “há uma resistência para este problema, que está aumentada nos profissionais de saúde”.

 

Por sua vez, o membro da direção do Colégio de Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos, Pedro Morgado, alertou ainda que uma “má saúde mental deteriora a qualidade do exercício profissional”.

A sessão contou ainda com o testemunho da membro do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas, Susana Falardo Ramos, que apresentou alguns estudos que mostram os efeitos do confinamento na saúde mental dos médicos dentistas e dos profissionais de saúde oral.

 

Os três especialistas abordaram o stresse, a sobrecarga psicológica, a insegurança e as consequências da exaustão no desempenho da profissão.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?