Quantcast
Médicos Dentistas

Português integra Sociedade Americana de Cirurgiões da Articulação Temporomandibular

David Ângelo é o primeiro estomatologista português a integrar a sociedade científica dos cirurgiões da Articulação Temporomandibular (ATM) nos Estados Unidos da América. Este feito ocorre após ter sido, em 2018, o primeiro português aceite na sociedade que reúne os maiores especialistas europeus da ATM.

“Pertencer a esta sociedade significa poder discutir os casos clínicos mais complexos com alguns dos melhores cirurgiões do mundo”, afirma, citado em comunicado, o diretor clínico do Instituto Português da Face.

 

A inclusão neste grupo ocorre após ter sido referenciado por um médico norte-americano e por dois cirurgiões espanhóis que pertencem a esta sociedade. O conselho científico de médicos especialistas da sociedade americana, após uma avaliação ao seu percurso académico e profissional, aos seus artigos de investigação e às técnicas cirúrgicas aplicadas, reconheceu e elogiou o contributo científico que David Ângelo tem dado para a área da ATM. Após uma entrevista em dezembro, foi convidado a apresentar um artigo original no encontro deste ano da ASTMJS em San Diego, Califórnia, entre 3 e 5 de março.

O protocolo de tratamento e recuperação que criou foi um dos projetos “mais elogiados na entrevista de dezembro com os especialistas da sociedade americana da ATM”. Este protocolo é essencialmente composto por três sequências: a preparação pré-cirúrgica com toxina botulínica para descomprimir a cápsula articular com uma técnica exclusiva; o tratamento cirúrgico da disfunção da ATM; e o acompanhamento pós-operatório híbrido com exercícios de fisioterapia, terapia da fala e recuperação gradual da função mastigatória.

 

“Para a apresentação final em San Diego, vou levar um trabalho sobre o processo de recuperação da mastigação nos primeiros 30 dias após a cirurgia da articulação temporomandibular”, concluiu.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?