Quantcast
Investigação

Periodontite ligada a complicações da covid-19

Os doentes infetados com covid-19 têm pelo menos três vezes mais probabilidades de sofrer complicações se também apresentarem periodontite, de acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Periodontology, a publicação oficial da Federação Europeia de Periodontologia (EFP).

O estudo com mais de 500 doentes com covid-19 concluiu que aqueles com periodontite tinham 3,5 vezes mais probabilidade de ser internados nos cuidados intensivos; 4,5 vezes mais probabilidade de necessitar de um ventilador e quase nove vezes mais probabilidade de morrer em comparação com aqueles sem a doença.

Os marcadores sanguíneos que indicam inflamação no corpo foram significativamente mais elevados em pacientes com covid-19 que tinham doença periodontal em comparação com aqueles que não o tinham, sugerindo que a inflamação pode explicar as taxas de complicação aumentadas.

“Os resultados do estudo sugerem que a inflamação na cavidade oral pode abrir a porta para o coronavírus tornar-se mais violento”, disse o professor Lior Shapira, presidente eleito da EFP. “Os cuidados orais devem fazer parte das recomendações de saúde para reduzir o risco de resultados graves da covid-19”, acrescenta.

O professor Mariano Sanz, da Universidade Complutense de Madrid, Espanha, um dos autores do estudo, observou que as bactérias orais em doentes com periodontite podem ser inaladas e infetar os pulmões, particularmente nos que usam um ventilador. “Isto pode contribuir para a deterioração dos pacientes com covid-19 e aumentar o risco de morte. Os funcionários do hospital devem identificar pacientes infetados com covid-19 que tenham periodontite e usar antissépticos orais para reduzir a transmissão de bactérias”, disse.

A periodontite, uma forma mais séria da doença peridontal, afeta até metade de todos os adultos em todo o mundo, recorda a EFP. A periodontite causa inflamação das gengivas e, se não for tratada, a inflamação pode espalhar-se por todo o corpo. A covid-19 está associada a uma resposta inflamatória que pode ser fatal.

Este estudo investigou a relação entre periodontite e as complicações da covid-19. O estudo realizado no Qatar incluiu 568 doentes diagnosticados com covid-19 entre fevereiro e julho de 2020. Dentro desses doentes, 258 (45%) tinham doença periodontal.

O estudo “Association between periodontitis and severity of COVID‐19 infection: a case‐control study” está disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jcpe.13435

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?