Quantcast
Saúde Oral

O impacto da perimenopausa e da menopausa na saúde oral

O impacto da perimenopausa e da menopausa na saúde oral

O Colegio de Dentistas de Santa Cruz de Tenerife, no âmbito do Dia Mundial da Menopausa (que se celebra a 18 de outubro) emitiu uma série de recomendações de prevenção na perimenopausa e menopausa, para evitar problemas de saúde oral como infeções ou boca seca.

Neste período, tal como na gravidez, as alterações hormonais podem afetar a saúde oral das mulheres, explica o portal Gaceta Dental. As alterações hormonais fazem com que as mulheres produzam menos saliva, o que aumenta o risco de cáries e boca seca. Neste caso, recomenda-se uma hidratação adequada (se possível sempre com água) e evitar bebidas ácidas e/ou muito açucaradas.

 

Estes períodos importantes no ciclo de vida das mulheres também são delicados para as gengivas, pelo que pode ocorrer sangramento de gengivas, maior sensibilidade, periodontite, entre outras condições.

Recomenda-se por isso que a mulher nesta fase deve informar o seu médico dentista, de forma a estabelecer uma periodicidade mais frequente de consultas e ajustar as recomendações para prevenir as situações.

 

O problema, de acordo com o Colegio de Dentistas de Santa Cruz de Tenerife é que, por vezes, as mulheres sentem que a perimenopausa e a menopausa são temas tabu ou sobre os quais é difícil obter informação. Sendo que esta situação dificulta a prevenção de certas patologias.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?