Pedro Costa Monteiro é um dos preletores portugueses no VIII Congresso Internacional de Alinhadores, que decorre entre 9 e 11 de fevereiro, em Ávila. Numa apresentação intitulada “Tratamiento de alineadores junto a cirugía”, o especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial promete partilhar uma visão centrada no diagnóstico e no planeamento virtual, com “truques e dicas para maior eficiência”.
A convite de Alberto Albaladejo, professor catedrático de Ortodontia da Universidade de Salamanca (Espanha), o dentista português Pedro Costa Monteiro participa, pela primeira vez, no Congresso Internacional de Alinhadores, encerrando a categoria de conferências desta 8.ª edição, no sábado, dia 11 de fevereiro.
À SAÚDE ORAL, o especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial diz esperar “um evento diferenciado e de elevado nível científico, com um foco especial no diagnóstico”.
Relativamente à sua preleção, explica, pretende que seja uma visão muito centrada no diagnóstico e no planeamento virtual. “Vou mostrar a abordagem minimamente invasiva que utilizo e destacar a importância do trabalho em equipa, muito partilhado entre o cirurgião e o ortodontista”, antevê o médico.
O que se pretende, sublinha, é que os participantes possam levar para as suas práticas clínicas “truques e dicas para uma maior eficiência” e noções sobre “diagnóstico detalhado com recurso a CBCT”. “A combinação de raízes do CBCT com os programas de planeamento ortodôntico revolucionou a nossa abordagem em termos de planeamento”, justifica Pedro Costa Monteiro.
E esta é apenas uma das mais recentes inovações no domínio dos alinhadores. De acordo com o especialista português, o futuro próximo trará a monitorização à distância, bem como a adoção da inteligência artificial no campo do planeamento.