Quantcast
Saúde Oral

Pastilha elástica com proteína ACE2 poderá reduzir transmissão do SARS-CoV-2

Pastilhas elásticas sem açúcar podem corroer esmalte dos dentes

Um estudo conduzido por investigadores da Escola de Medicina Dentária da Universidade de Pensilvânia, nos EUA, descobriu que uma pastilha elástica misturada com proteínas da enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2) reduz o SARS-CoV-2.

De acordo com o site da Dental Tribune International, a proteína ACE2 neutralizou o SARS-CoV-2 e a pastilha elástica impediu, com elevado sucesso, as partículas virais de entrar nas células. Assim, os níveis de ARN viral desceram substancialmente em amostras de saliva infetadas com SARS-CoV-2 quando expostas à pastilha elástica, ao ponto de se tornarem quase indetetáveis.

 

O estudo foi conduzido pelo Dr. Henry Daniell e pelo professor WD Miller no Departamento de Ciências Básicas e Translacionais da Escola de Medicina Dentária da Universidade da Pensilvânia. Sobre o estudo, o Dr. Daniell comentou, na publicação universitária Penn Today, que “o SARS-CoV-2 replica-se nas glândulas salivares e sabemos que quando alguém infetado espirra, tosse ou fala, algum desse vírus pode ser expelido e atingir outras pessoas”. Refere ainda que a pastilha elástica “oferece uma oportunidade de neutralizar o vírus na saliva, dando-nos uma maneira simples de possivelmente reduzir a fonte de transmissão da doença”. Acrescenta também que este método pode ser utilizado como ferramenta adicional à utilização de máscaras e outras barreiras físicas, no combate à transmissão do vírus.

De acordo com a publicação Penn Today, os investigadores estão atualmente à procura de permissão para avaliar a pastilha elástica em pessoas infetadas com SARS-CoV-2.

 

Intitulado “Debulking SARS-CoV-2 in saliva using angiotensin converting enzyme 2 in chewing gum to decrease oral virus transmission and infection”, o estudo foi publicado online no dia 10 de novembro de 2021, na Molecular Therapy.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?