- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Os efeitos da diabetes na saúde oral

Os efeitos da diabetes [1] na saúde oral e a forma como cuidar de pacientes que sofrem desta patologia foram alguns dos temas abordados pelo médico dentista britânico Harminder Sehmi, num artigo partilhado pela Gaceta Dental [2].

O aumento dos níveis de açúcar da saliva assim como a boca seca são duas das principais maneiras que a diabetes pode afetar a saúde oral. O primeiro resulta do aumento dos níveis de açúcar no sangue e pode ser prejudicial para os dentes, uma vez que a saliva fica em contacto com eles durante longos períodos de tempo. Já a boca seca pode levar ao crescimento de bactérias na boca e, consequentemente, a gengivite, periodontite e em casos extremos, perda de dentes, lembra o especialista.

 

Do ponto de vista dentário, o fundamental é o paciente estar consciente dos riscos que os dentes e as gengivas correm e tomar medidas para manter uma boa saúde oral, como melhorar a escovagem e não se esquecer do fio dental.

Harminder Sehmi afirma que os checkups são também importantes, uma vez que servem para verificar a saúde das gengivas e de que estão bem limpas para remover o tártaro acumulado.

 

“O procedimento de raspagem e polimento que é realizado na clínica dentária é muito importante”, ressalva o médico dentista, uma vez que “minimiza as chances de sofrer de gengivite e pode controlá-las quando já existem”.

Quando os danos já ocorreram e a periodontite tiver raízes, será necessário um procedimento mais invasivo para tentar evitar a eventual perda de dentes.