Tecnologia

Opinião|Saiba como ter uma presença eficaz nas redes sociais

Uma boa estratégia digital para a sua clínica ou para o seu consultório necessita, invariavelmente, de uma aposta sólida nas redes sociais. Uma presença eficaz nas redes sociais não nasce de um momento de inspiração, nem pode ser feita “em cima do joelho”. Necessita de uma estratégia pensada e bem planificada.

Por forma a que se sinta preparado para alavancar a sua clínica ou o seu consultório para outros patamares, no que às redes sociais diz respeito, reunimos uma série de sugestões para que construa a sua credibilidade e se estabeleça como uma autoridade na área da saúde.

Todos sabemos que estar presente nas redes sociais é importante, mas uma presença efetiva nas redes sociais não é o mesmo que uma presença eficaz. Perceba qual é a diferença!

Redes Sociais

É importante saber que há muitas redes sociais e perceber em quais deve investir. Aqui, abordaremos apenas algumas das mais importantes. O cenário ideal é estar presente em todas aquelas que são mais relevantes, mas reconhecemos que é difícil fazer um bom trabalho em todas elas.

Por isso, convém conhecer bem cada uma, para saber em qual deve investir. Não basta apenas estar presente. É preciso trabalhar no sentido de tornar essa presença numa mais-valia. Cada uma das redes possui as suas especificidades e apresenta desafios diferentes, com objetivos distintos.

Instagram

Esta é uma rede social que está ainda em crescimento no mercado empreendedor. De acordo com estatísticas provenientes do próprio Instagram, 80% dos usuários desta rede seguem pelo menos uma empresa. Esta rede social é exclusivamente centrada na divulgação de fotos e vídeos, e a maioria das pessoas que a seguem são jovens até aos 30 anos.

Nela, pode fazer publicações na linha do tempo ou publicações mais rápidas, com uma validade de apenas 24 horas. Uma boa rede para mostrar a sua clínica ou consultório por dentro, as pessoas que integram os seus quadros ou, por exemplo, as rotinas do trabalho realizado.

Facebook

É a rede social mais utilizada no mundo. Nela, pode fazer publicações em diferentes formatos (textos, imagens, vídeos, GIF), criar eventos, seguir empresas parceiras dando visibilidade às parcerias criadas, entre outras possibilidades.

É também importante pela proximidade que cria, pois permite responder a comentários e a mensagens.

Twitter

Esta é uma rede social muito peculiar, com elevado dinamismo. Os seus textos são curtos (com um máximo de 280 caracteres), mas podem ser colocadas imagens e vídeos. Aqui, deverá ser usada uma linguagem bastante informal, podendo tocar temas do momento, recorrendo a uma abordagem mais descontraída e divertida.

YouTube

Esta é outra plataforma que todos conhecem e que pode ser usada em benefício da sua clínica ou consultório, divulgando os seus serviços e o seu quotidiano. Se o Google é o maior motor de busca que existe, o Youtube é o segundo local onde são feitas mais pesquisas, o que revela que a estratégia de marketing da sua clínica também deve passar por aqui, através da criação de um canal, por exemplo.

Publicações frequentes

Uma estratégia eficaz para as redes sociais implica necessariamente organização, visão e trabalho. Evitar ao máximo espaçar no tempo as publicações (ter um grande intervalo de tempo entre publicações é prejudicial).

Não há uma fórmula mágica com indicação da quantidade de posts ou dos seus horários. Por isso, deve desenvolver uma estratégia, em que vá testando, sabendo que tudo pode alterar, consoante os resultados obtidos.

Realizar publicações frequentes e diárias é importante, tal como estabelecer um calendário de postagens pensado em conjunto com o blogue da sua clínica ou consultório, por forma a haver uma articulação de conteúdos.

Criar temáticas para determinados dias pode fidelizar as pessoas a certos conteúdos. Porém, não deve desperdiçar a oportunidade de fazer “publicações extra” de conteúdos diferentes em horas distintas para surpreender o público-alvo ou conquistar mais pessoas, um novo público.

Assuntos mediáticos, temáticas relevantes do momento, datas especiais podem sempre ser boas matérias para publicações extra.

Nota: Deve, contudo, ter-se em conta que não se deve apostar num número excessivo de publicações. Uma sobrecarga de trabalho também pode ser contraproducente.

Republicações

Uma boa forma de rentabilizar o trabalho efetuado é partilhar publicações passadas. É um erro achar que as publicações nas redes sociais só devem ser publicadas uma única vez.

O que interessa é levar um conteúdo pertinente ao maior número de pessoas possível. Por isso, republicar conteúdos relevantes é uma estratégia inteligente de rentabilizar o trabalho realizado, levando as publicações a seguidores que não viram a publicação da primeira vez que ela ficou online.

Para esta estratégia ser eficaz, é indispensável que haja um intervalo largo (de pelo menos duas semanas) entre as publicações, pois fazer um intervalo curto não só não conquista um público novo, como “aborrece” o público já fidelizado.

Dica: Evite repetir sempre a mesma chamada quando publica os artigos. Além de se tornar enfadonho, não cria impacto. Ao fazer o seu calendário editorial, preveja esta republicação de artigos.

Gestão com os resultados na mão

A possibilidade que tem de avaliar os resultados é uma das grandes vantagens de uma boa planificação nas redes sociais. Ter na mão as estatísticas permite ajustar a estratégia e potenciar o trabalho realizado mensalmente.

Redes sociais como o Facebook e o Twitter revelam-se preciosas pela existência de ferramentas gratuitas que permitem fazer uma identificação das publicações que funcionaram melhor, assim como ajudam a que se perceba quais os horários com melhores resultados.

Dicas de ferramentas

Existem determinadas ferramentas que devem fazer parte do seu dia a dia, de forma a conseguir obter um trabalho de qualidade, na produção de conteúdo para as redes sociais da sua clínica.

Ferramentas como as que sugerimos de seguida devem integrar a sua rotina de trabalho:

Buffer: Programação de publicação em redes sociais.

Canva: Criação de artes e layouts.

Flaticon: Banco de ícones de grande utilidade.

Piliapp:  Banco de emojis muito útil para todas as redes sociais.

Unsplash: Banco de imagens de alta qualidade. Fará com que as suas imagens se destaquem.

Se pretende saber mais sobre esta temática ou sobre outras, conte com os conhecimentos da Constant Circle, agência especializada em marketing na área da saúde.

*Nuno Gonçalves é cofundador da Constant Circle e da Doctorino. Este artigo foi publicado originalmente no blogue da primeira empresa, que se assume como um estúdio de consultoria digital.