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Tecnologia

Opinião|Facebook ou Instagram? Qual a melhor plataforma para comunicar a minha clínica?

Uma clínica moderna e com visão na construção do seu futuro tem, necessariamente, de apostar nas redes sociais. Entre elas, destacam-se o Facebook e Instagram, pois são duas plataformas que, atualmente, se revelam essenciais para qualquer empresa com ambição, pois permitem mostrar a sua qualidade num universo bastante competitivo.

As redes sociais são uma ferramenta fundamental, com uma capacidade de promoção ímpar que contribui de forma fantástica para a prosperidade. Por isso, algumas empresas da área da saúde questionam-se: “Qual a melhor plataforma para comunicar a minha clínica: Facebook ou Instagram?”

Porque deve investir nas redes sociais para promover a sua clínica?

Divulgar e promover uma clínica é indispensável nos tempos de hoje. A comunicação é essencial para demonstrar que a sua clínica ou consultório é uma empresa moderna. É crucial manter uma cultura de divulgação, de forma a vingar num universo competitivo (marketing digital) e a captar novos pacientes.

Essa divulgação pode e deve ser realizada nas redes sociais, nomeadamente nas mais famosas e importantes – Instagram e Facebook -, pois permitem uma maior aproximação com o público e com novos pacientes para o seu consultório ou para a sua clínica, entre outras vantagens. Contudo, para usar essas redes de forma adequada é indispensável que se conheçam bem as especificidades de cada uma delas.

Diferenças

O Instagram pertence ao Facebook desde o ano de 2012. Por isso, a combinação entre as duas redes foi simplificada. Contudo, ambas as plataformas revelam-se bem diferentes. Ambas têm características distintas, podendo ser complementares.

Há empresas que optam apenas por uma ou por outra rede para fazer a sua comunicação. Existem, efetivamente, vantagens e desvantagens distintas em cada uma delas. Portanto, também é uma opção válida optar por investir em apenas uma das redes.

Vantagens do Facebook

  • Promover uma busca eficaz pelo seu público-alvo;
  • Permitir avaliar os resultados da campanha;
  • Otimizar o investimento e permitir, se necessário, que faça alterações;
  • Personalizar anúncios, de acordo com o público que quer alcançar;
  • Possibilitar o anúncio de vários serviços ou a inclusão de várias fotografias numa só publicação;
  • Permitir disseminar as fotos publicadas por meio da interação de contas;
  • Disponibilizar a divulgação de conteúdos relevantes sobre saúde e serviços da clínica ou consultório;
  • Permitir uma interação imediata, facilitando a partilha das publicações;
  • Dispor de um sistema de mensagens que pode e deve ser usado como canal de comunicação;
  • Dar informações úteis como: o horário de atendimento; o número/e-mail de contacto; e confirmar em tempo real, se a clínica está aberta.

Vantagens do Instagram

  • Ser uma plataforma mais centrada em imagens e vídeos;
  • Permitir vincular a conta do Instagram à do Facebook, partilhando automaticamente conteúdo em ambas as redes;
  • Dispor de uma ferramenta de stories (“histórias”), como recurso para a publicação de vídeos. Tal humaniza a marca e deixa a hipótese de serem colocadas perguntas, dicas… pelos seus seguidores;
  • Poder promover uma transmissão live (ao vivo) e aí realizar sorteios promocionais, workshops, conteúdos para convidados ou esclarecimento de dúvidas;
  • Permitir criar um canal de vídeos, com o novo IGTV;
  • Possibilitar a divulgação de serviços por meio das hashtags.

Comparação

Apesar de o Facebook ser a rede social mais popular, a verdade é que o Instagram se tornou numa plataforma que permite mais “engagement”, ou seja, uma ligação mais próxima, mais profunda, mais interativa e com maior envolvimento com a marca. É um relacionamento que vai muito além do mero número de seguidores presentes na rede social. Vai mais além do número de likes (gostos) de uma publicação.

Ambas são redes muito próximas, mas bem distintas. Devemos, por isso, perceber as suas diferenças, por forma a compreender qual a forma mais adequada de publicar conteúdos em ambas as plataformas. Existem informações que são preciosas relativamente às características das duas plataformas.

O Instagram é usado por uma geração mais jovem, enquanto o Facebook coloca à disposição um público mais maduro. Se o Facebook domina as interações por via de gostos e partilhas, o Instagram apresenta uma média maior de visualizações. Por isso, as duas redes revelam-se complementares, podendo ser usadas em conjunto na promoção da sua clínica/consultório.

Sugestões para usar adequadamente estas redes sociais

Revela-se precioso saber identificar bem o seu público-alvo e onde (e como) o encontrar. Saber tornar-se uma autoridade nos assuntos explorados; tornar-se uma referência, principalmente nos conteúdos e serviços disponibilizados pela clínica ou consultório (fazer publicações de boas práticas; dicas de manutenção de saúde de pele, dos dentes, do cabelo; divulgação de tratamentos específicos…).

Tanto numa rede, como noutra, é indispensável que se mantenha o perfil sempre atualizado, com publicações frequentes. É ainda importante saber usar e abusar da criatividade e da inspiração. Também se revela crucial saber usar hashtags.

Outra dica importante é avaliar o desempenho das publicações, ou seja, acompanhar o sucesso dos conteúdos publicados no perfil de sua clínica. Estar preparado para o imediato e reagir rapidamente ao inesperado, respondendo aos comentários e mensagens com agilidade e elevação, não prescindindo de valores como educação e simpatia!

Complementaridade

É importante perceber que ambas as redes podem funcionar como uma extensão uma da outra, gerando vantagens particulares. A complementaridade entre elas pode revelar-se numa estratégia importante para alavancar a sua clínica ou consultório.

É necessária planificação, estudo, organização e uma equipa profissional, experiente e conhecedora para explorar bem a riqueza e especificidades das plataformas e colocá-las ao serviço da promoção do seu consultório ou clínica. Devem criar-se conteúdos com uma estratégia bem delineada, pensando nas diferentes características de cada uma das redes.

Parceiro com “know-how

Estabelecer uma parceria digital pode revelar-se a melhor estratégia, além de ser algo verdadeiramente aliciante pela partilha de conhecimentos. Ter um especialista da área do marketing digital, como a Constant Circle, pode ser o meio para conseguir uma prosperidade mais célere, visível nos resultados do seu consultório ou clínica.

*Nuno Gonçalves é cofundador da Constant Circle e da Doctorino. Este artigo foi publicado originalmente no blogue da primeira empresa, que se assume como um estúdio de consultoria digital.