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Opinião: Saiba como melhorar a presença online da sua clínica

Todos os consultórios e clínicas devem ver-se como uma empresa e procurar o máximo sucesso e prosperidade. Mas para o crescimento ser bem sustentado, ele necessita de ter bons alicerces. As boas estratégias são indispensáveis para conceder à sua empresa a solidez essencial para o seu desenvolvimento.

No mundo atual, todos os negócios devem procurar ter uma presença online expressiva, pois os benefícios dessa exposição são diversos. Porém, nem sempre é fácil escolher as melhores estratégias, pois não? Reunimos algumas delas para o ajudar a ficar mais orientado acerca de qual o melhor caminho a seguir para a sua empresa.

Existem diversas estratégias que permitem a uma empresa melhorar a sua presença online. Se um potencial paciente está a procura de um serviço que a sua clínica disponibiliza, então o seu negócio tem de estar visível.

Anunciar a oferta à procura é essencial para o sucesso das empresas, sejam elas ligadas à saúde ou não. Existem estratégias e ferramentas online (gratuitas) que se revelam preciosas para cumprir este passo e melhorar a presença online da sua clínica.

Google

A plataforma Google My Business [1] revela-se um valioso apoio, pois permite que a sua clínica ou consultório possa atualizar as informações que aparecem associadas a ela no Google. Assim, toda a informação útil e indispensável está presente num único lugar, podendo incluir:

  • fotos (atuais);
  • notícias;
  • comentários;
  • horários de funcionamento para atendimento;
  • ligação direta para o sítio da sua clínica ou consultório;
  • interação com os clientes;
  • entre outras opções.

A integração nesta plataforma da Google permite que o seu negócio esteja visível quando um potencial paciente procura por um serviço que a sua clínica/consultório disponibiliza.

Redes sociais

Nos dias de hoje, é imprescindível estar presente nas redes sociais. Não é necessário estar em todas (pois são muitas!), mas sim fazer um bom trabalho nas que forem escolhidas. Facebook [2]Instagram [3], Youtube são algumas das opções mais frequentes.

[4]

Nuno Gonçalves. Constant Circle

As redes sociais revelam-se cruciais em diversos aspectos, podendo contribuir para divulgar os diferentes serviços da sua clínica/consultório. Além disso, as redes sociais ajudam a manter e a fidelizar os seus pacientes atuais (criando maior proximidade e cumplicidade com eles), como também permitem encontrar novos utentes.

Blogue

Investir em conteúdo pode revelar-se uma estratégia extremamente eficaz. Apostar não apenas num site, mas também num blogue para a sua clínica/consultório, pode ser uma decisão estratégica de grande valor.

No site da clínica pode dar a conhecer o lado mais profissional, enquanto no blogue a aposta pode ser em conteúdos mais descontraídos que gerem maior proximidade e empatia. No entanto, o investimento deve ser em conteúdos de qualidade, que agreguem valor e credibilidade.

Bios médicos

Se pretende credibilizar a sua clínica/consultório, então pode aproveitar a proximidade que a presença online permite e colocar no site a bio dos profissionais de saúde que integram os quadros da sua empresa.

Os potenciais pacientes certamente ficarão gratos por poderem contar com essa preciosa informação que lhes dará a conhecer o percurso profissional e as valências que determinado médico possui. A sua clínica/consultório revela grande transparência ao dar a conhecer a experiência clínica dos seus colaboradores, o que ajudará a aumentar a credibilidade do seu negócio.

Agendamento online de consultas

Uma estratégia fundamental para melhorar a sua presença online é possibilitar a marcação de consultas ou atendimentos online. Instituições de envergaduras distintas têm vindo a apostar nesta estratégia, pois este procedimento, realizado de forma digital, gera diversos benefícios, nomeadamente quando é feita uma comparação com o agendamento presencial.

Uma vantagem é que o agendamento online concede mais tempo aos profissionais para estudar casos clínicos mais complexos, por exemplo. Esta opção também pode facultar informação valiosa sobre a gestão da sua clínica/consultório.

Poderá, por exemplo, ter acesso a dados sobre os profissionais e especialidades mais procuradas; também terá acesso aos horários de consulta mais requisitados; entre outras informações importantes para aumentar a produtividade do seu negócio.

Se pretende saber mais sobre esta temática e julga necessitar de apoio nesta área, então contacte a Constant Circle [5]. Seguramente deixará de se sentir desorientado, pois terá os melhores especialistas a cuidar da sua clínica.

*Nuno Gonçalves é cofundador da Constant Circle e da Doctorino. Este artigo foi publicado originalmente no blogue da primeira empresa, que se assume como um estúdio de consultoria digital.