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Tecnologia

Opinião: Saiba como melhorar a presença online da sua clínica

Todos os consultórios e clínicas devem ver-se como uma empresa e procurar o máximo sucesso e prosperidade. Mas para o crescimento ser bem sustentado, ele necessita de ter bons alicerces. As boas estratégias são indispensáveis para conceder à sua empresa a solidez essencial para o seu desenvolvimento.

No mundo atual, todos os negócios devem procurar ter uma presença online expressiva, pois os benefícios dessa exposição são diversos. Porém, nem sempre é fácil escolher as melhores estratégias, pois não? Reunimos algumas delas para o ajudar a ficar mais orientado acerca de qual o melhor caminho a seguir para a sua empresa.

Existem diversas estratégias que permitem a uma empresa melhorar a sua presença online. Se um potencial paciente está a procura de um serviço que a sua clínica disponibiliza, então o seu negócio tem de estar visível.

Anunciar a oferta à procura é essencial para o sucesso das empresas, sejam elas ligadas à saúde ou não. Existem estratégias e ferramentas online (gratuitas) que se revelam preciosas para cumprir este passo e melhorar a presença online da sua clínica.

Google

A plataforma Google My Business revela-se um valioso apoio, pois permite que a sua clínica ou consultório possa atualizar as informações que aparecem associadas a ela no Google. Assim, toda a informação útil e indispensável está presente num único lugar, podendo incluir:

  • fotos (atuais);
  • notícias;
  • comentários;
  • horários de funcionamento para atendimento;
  • ligação direta para o sítio da sua clínica ou consultório;
  • interação com os clientes;
  • entre outras opções.

A integração nesta plataforma da Google permite que o seu negócio esteja visível quando um potencial paciente procura por um serviço que a sua clínica/consultório disponibiliza.

Redes sociais

Nos dias de hoje, é imprescindível estar presente nas redes sociais. Não é necessário estar em todas (pois são muitas!), mas sim fazer um bom trabalho nas que forem escolhidas. FacebookInstagram, Youtube são algumas das opções mais frequentes.

Nuno Gonçalves. Constant Circle

As redes sociais revelam-se cruciais em diversos aspectos, podendo contribuir para divulgar os diferentes serviços da sua clínica/consultório. Além disso, as redes sociais ajudam a manter e a fidelizar os seus pacientes atuais (criando maior proximidade e cumplicidade com eles), como também permitem encontrar novos utentes.

Blogue

Investir em conteúdo pode revelar-se uma estratégia extremamente eficaz. Apostar não apenas num site, mas também num blogue para a sua clínica/consultório, pode ser uma decisão estratégica de grande valor.

No site da clínica pode dar a conhecer o lado mais profissional, enquanto no blogue a aposta pode ser em conteúdos mais descontraídos que gerem maior proximidade e empatia. No entanto, o investimento deve ser em conteúdos de qualidade, que agreguem valor e credibilidade.

Bios médicos

Se pretende credibilizar a sua clínica/consultório, então pode aproveitar a proximidade que a presença online permite e colocar no site a bio dos profissionais de saúde que integram os quadros da sua empresa.

Os potenciais pacientes certamente ficarão gratos por poderem contar com essa preciosa informação que lhes dará a conhecer o percurso profissional e as valências que determinado médico possui. A sua clínica/consultório revela grande transparência ao dar a conhecer a experiência clínica dos seus colaboradores, o que ajudará a aumentar a credibilidade do seu negócio.

Agendamento online de consultas

Uma estratégia fundamental para melhorar a sua presença online é possibilitar a marcação de consultas ou atendimentos online. Instituições de envergaduras distintas têm vindo a apostar nesta estratégia, pois este procedimento, realizado de forma digital, gera diversos benefícios, nomeadamente quando é feita uma comparação com o agendamento presencial.

Uma vantagem é que o agendamento online concede mais tempo aos profissionais para estudar casos clínicos mais complexos, por exemplo. Esta opção também pode facultar informação valiosa sobre a gestão da sua clínica/consultório.

Poderá, por exemplo, ter acesso a dados sobre os profissionais e especialidades mais procuradas; também terá acesso aos horários de consulta mais requisitados; entre outras informações importantes para aumentar a produtividade do seu negócio.

Se pretende saber mais sobre esta temática e julga necessitar de apoio nesta área, então contacte a Constant Circle. Seguramente deixará de se sentir desorientado, pois terá os melhores especialistas a cuidar da sua clínica.

*Nuno Gonçalves é cofundador da Constant Circle e da Doctorino. Este artigo foi publicado originalmente no blogue da primeira empresa, que se assume como um estúdio de consultoria digital.