Quantcast
Saúde Oral

Opinião: FDI Visão 2030 − Procurando reforçar a prevenção

prevenção

Sob o título “FDI vision 2030: Delivering Optimal Oral Health for All” 1, a Federação Dentária Internacional (FDI) tem dado curso a uma interessante iniciativa que tem como objetivo divulgar entrevistas com líderes femininas de diferentes áreas da saúde oral.

Decidi reproduzir as afirmações de Corrie Jongbloed-Zoet, presidente da Federação Internacional de Higienistas Dentários (PFIHD) e ex-presidente da Associação Holandesa de Higienistas Dentários (AHHD) por as considerar especialmente merecedoras do nosso interesse. Traduzem uma parte da história de uma importante área da saúde oral europeia.

Questionada sobre exemplos de iniciativas que se orgulhava de ter promovido durante a sua carreira salientou a emancipação da profissão, a tónica na prevenção, a promoção da excelência na saúde oral, na educação e na prática. Mais concretamente no primeiro mandato, como presidente da AHHD, referiu a contribuição para a implementação do bacharelato em saúde para higienistas com a expansão do seu programa de dois para três anos, a atribuição de responsabilidades alargadas e o direito à prática independente ainda que com a exigência de uma referência por parte de um dentista.

Por sua vez, durante o seu segundo mandato foi implementado um programa de formação de quatro anos que teve como objetivo a realocação de tarefas, a maior focagem em tarefas preventivas e prover na utilização de melhores equipamentos.

Para as novas gerações aconselhou que seguissem as suas próprias ideias profissionais e as suas ambições em saúde oral preventiva, com dedicação e determinação, investindo em colaboração interprofissional, em parcerias, em redes e na inclusão em secretariados nacionais ou internacionais. Salientou também a importância de saber ouvir, aprender dos pares e não ter medo de falar.

Não sugiro, naturalmente, que sejam copiadas as ideias da PFIHD. Mas podem servir de eventual fonte de inspiração. Assinalo o facto destas ideias terem sido apresentadas no órgão público de uma associação dentária internacional muito prestigiada e que os higienistas constituem um grupo com intervenção essencial na prevenção das doenças orais, nomeadamente da cárie e das periodontopatias, assim como um apoio muito importante, em muitos consultórios dentários, na manutenção dos seus tratamentos dos mais simples aos mais sofisticados.

1- International Federation of Dental Hygienists. FDI’s Conversations with leading women in dentistry series: important lessons from dental hygienists and therapists.

*César Mexia de Almeida, médico estomatologista aposentado

cesarsmalmeida@gmail.com

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?