- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

OMD saúda Cristiano Ronaldo por gesto em conferência de imprensa

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e o seu bastonário enviaram uma carta de agradecimento a Cristiano Ronaldo devido ao seu gesto na conferência de imprensa sobre a antevisão da estreia de Portugal no Euro2020, revela a OMD, em notícia do site [1].

O capitão da Seleção Nacional retirou de cima da mesa duas garrafas de um dos patrocinadores do campeonato europeu, a Coca-Cola, e preferiu a água. Para o bastonário da OMD, Miguel Pavão, este gesto “terá repercussões para a saúde de milhões de crianças e jovens”.

O responsável da Ordem realçou que “as bebidas açucaradas [2] são consumidas em excesso pelas gerações mais jovens, nomeadamente as crianças, fazendo com que existam inúmeras doenças associadas como a obesidade, diabetes e problemas orais”.

Na missiva, a OMD felicita Cristiano Ronaldo pela mensagem transmitida, que serve de alerta para o facto de “hábitos alimentares inadequados, como a ingestão excessiva de açúcar simples ou adicionados, e promovidos pela indústria alimentar, constituírem um dos principais fatores de risco para as cáries dentárias, que é uma das doenças não transmissíveis mais prevalentes a nível mundial”.

A fechar, Miguel Pavão lançou ainda um desafio a CR7: que assim continue a apelar a bons hábitos saudáveis, “onde se inclui a escovagem diária”.

Pode consultar a carta enviada, aqui [3].