Quantcast
OMD

OMD quer grupo de trabalho sobre saúde oral no PRR

A OMD desafiou o Ministério da Saúde a criar um grupo de trabalho para acompanhar a evolução do PRR em matéria de saúde oral.

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) desafiou o Ministério da Saúde a criar um grupo de trabalho para acompanhar, em tempo real, a evolução do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) em matéria de saúde oral, avança a OMD, em nota do site. A intenção surge após a OMD defender que a saúde oral deve estar bem representada no PRR.

A proposta foi apresentada pelo bastonário da OMD, Miguel Pavão, ao secretário de Estado Adjunto e da Saúde (SEAS), António Lacerda Sales, numa reunião que também contou com a participação do coordenador do grupo de trabalho da OMD “Saúde Pública Oral”, Manuel Nunes.

Para além desta temática, a reunião teve como temas:

  • O pedido de inclusão dos médicos dentistas no grupo de vacinação da gripe sazonal – A OMD recorda que remeteu a 20 de maio um ofício à ministra da Saúde sobre o assunto;
  • A proposta de cerca de 30% das verbas do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) cobrado às bebidas açucaradas reverterem a favor da medicina dentária – O secretário de Estado comprometeu-se na reunião a auscultar a Autoridade Tributária sobre esta possibilidade;
  • A criação da carreira de medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde (SNS) – O bastonário solicitou na reunião “a criação de um grupo de trabalho que possa imprimir e desenvolver alguma dinâmica” sobre a temática.
Cheque-dentista

Por último, o cheque-dentista foi também um dos tópicos abordados. “Não subscrevemos este programa de saúde oral. A OMD não participou nele e consideramos que o programa não está devidamente preenchido”, afirmou o bastonário da OMD.

Miguel Pavão considera que o cheque-dentista deve ser “mais preventivo” e focado na “literacia em saúde e na mudança comportamental”. Além disso, pediu para ser reposto (o valor sofreu cortes durante o período da troika) e atualizado o valor dos cheques.

Foi entregue ainda uma lista de defeitos identificados na plataforma SISO, programa informático que serve de registo ao cheque-dentista.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?