Quantcast
OMD

OMD lembra importância da Semana Mundial do Antibiótico

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) assinalou a Semana Mundial do Antibiótico − 18 a 24 de novembro −, assim como o Dia Europeu do Antibiótico − 18 de novembro −, com um artigo no seu site.

A entidade lembra que estas duas ações têm o propósito de sensibilizar os profissionais de saúde e a população em geral para a correta utilização dos antibióticos, alertando para a importância de um consumo consciente e seguro.

 

A OMS estima que, se nada for feito, em 2050, vão morrer 10 milhões de pessoas em todo o mundo com infeções causadas por bactérias resistentes. A European Regional Organization (ERRO), entidade representante de todos os países europeus na FDI, desenvolveu um folheto sobre a temática.

Em Portugal, de acordo com dados do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, a dispensa de antibióticos nas farmácias comunitárias baixou 20% entre janeiro e setembro deste ano, registando-se menos 1,2 milhões de embalagens dispensadas relativamente ao período homólogo. Ainda segundo o ECDC, em 2019, o país voltou a ficar abaixo da média europeia, a nível hospitalar e de consumo em meio ambulatório.

 

Com o propósito de promover a correta utilização, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Fundação Calouste Gulbenkian aliaram-se em dois projetos: Desafio STOP Infeção Hospitalar 2.0 e Desafio Boas Escolhas, Melhor Saúde. Este último tem como finalidade “acelerar a diminuição da sobreutilização de antibióticos em cuidados de saúde primários e hospitalares do SNS, na ordem dos 20%”.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?