Quantcast
OMD

OMD destaca ensino em Portugal na FEDCAR

estudantes

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) participou na reunião de outono da Federação Europeia de Autoridades Competentes e Reguladores da Medicina Dentária (FEDCAR), que decorreu entre 1 e 2 de dezembro, em Paris. Entre os temas em destaque estiveram a regulação, o ensino, a legislação relacionada com a prática clínica e o plano da Organização Mundial da Saúde para a saúde oral.

De acordo com o comunicado pela OMD, no seu site, o bastonário da Ordem, Miguel Pavão, e a vogal do Conselho Diretivo, Maria João Ponces, participaram nos trabalhos e apresentaram as diligências feitas pela Ordem em matéria de ensino e formação da medicina dentária. Os representantes de Portugal fizeram o ponto de situação das conversações que estão a decorrer com as instituições de ensino superior, no âmbito da Cimeira de Ensino Superior da Medicina Dentária.

Miguel Pavão explicou aos presentes que a OMD tem reunido nos últimos meses com a A3ES e com o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, com o intuito de sensibilizar as entidades competentes para a necessidade de reavaliar e reformular o ensino da medicina dentária em Portugal, não só em termos de reestruturação do plano curricular, mas também de revisão do numerus clausus dos mestrados integrados de medicina dentária.

As “diligências que temos desenvolvido visam assegurar a qualidade da formação dos futuros médicos dentistas e inverter o cenário que se vive no País: há um excesso de profissionais, mas este crescimento não se traduz numa melhoria do acesso da população aos cuidados de saúde oral”, denota o responsável.

Na reunião, os presentes debateram ainda a implementação da Diretiva 2005/36 relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais, bem como as expectativas que existem face à estratégia global para a saúde oral, que está a ser preparada pela OMS. O Dental Officer do Programa de Saúde Oral da OMS, Benoit Varenne, participou no encontro para falar sobre este assunto e as ações que estão a ser delineadas para 2023.

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?