OMD

OMD elabora guia de recomendações para exercício da atividade

Médicos dentistas lançam petição para redução da taxa de IVA sobre EPI

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) apresentou um documento com orientações e checklists para o exercício da profissão durante a fase de mitigação da pandemia.

O guia foi criado pelo grupo de trabalho COVID 19 – Fase 2, e considera “todos os pacientes como potencialmente infetados, independentemente de serem saudáveis/ portadores ou suspeitos/ infetados pelo SARS-CoV-2”.

O documento Recomendações da OMD para a retoma da atividade em medicina dentária durante a fase de mitigação da pandemia COVID-19 deixa orientações sobre como gerir o risco nas consultas, de que maneira se devem utilizar os equipamentos de proteção e como descontaminar as áreas.

Os autores do documento avisam, ainda, que o conteúdo não é estanque e definitivo, podendo estar sujeito a revisões periódicas, “à medida que for existindo mais evidência sobre o tema”.

Além do documento, existem anexos, como as checklists, que funcionam como um guia para situações específicas, como a formação da equipa e verificação de recursos de EPI, colocação e remoção de EPI, limpeza e desinfeção do gabinete, limpeza e desinfeção de espaços comuns, adaptação de espaços comuns, radiologia e atividade clínica, e ainda contacto com o paciente antes, durante e depois da consulta.