Quantcast
OMD

OMD descontente com campanha de vacinação

vacinação covid-19

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) transmitiu as preocupações da classe face à evolução da pandemia em Portugal, na sequência da reunião com o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, a diretora-geral da Direção-Geral da Saúde (DGS), Graça Freitas, e o subdiretor da DGS, Rui Portugal.

O bastonário da OMD, Miguel Pavão, começou por alertar para o facto de “os médicos dentistas não terem sido contemplados no plano e campanha de vacinação contra a gripe, nem mesmo os grupos mais vulneráveis dos profissionais de saúde oral que, pela idade ou comorbilidades, deveriam ser prioritários”.

“Os médicos dentistas têm um grande contacto diário com os cidadãos, cerca de 100 mil utentes por dia, pelo que era muito útil que tivessem sido integrados nesta campanha de vacinação”, lê-se em nota publicada no site da instituição.

A norma 019/2020 da DGS relativa aos testes para o SARS CoV-2, que entra em vigor a 9 de novembro, foi outro dos assuntos que a OMD levou à reunião com os responsáveis de saúde. O bastonário solicitou a clarificação do conteúdo que está relacionado com a atividade da medicina dentária, evidenciando que é “fundamental uma estreita colaboração perante a imprevisibilidade da segunda fase pandémica”.

Por outro lado, a Ordem realçou a adesão dos médicos dentistas à linha SNS 24, o que mostra que a “classe está especializada e disponível para colaborar”, salienta Miguel Pavão, admitindo que estes recursos humanos podem ser potenciados no contexto da saúde pública.

“Mostramos total disponibilidade para colaborar nos inquéritos epidemiológicos, que é algo que os médicos dentistas que estão no Serviço Nacional de Saúde já fazem, e para fazer o acompanhamento e monitorização dos cidadãos em isolamento profilático e solicitar os dados da prescrição do teste”, sugeriu.

Miguel Pavão notou ainda que é evidente o desgaste dos profissionais de saúde, pelo que “a colaboração intersetorial pode ser feita com os médicos dentistas, não só em termos de linha SNS 24, mas também nas unidades de saúde pública”. O bastonário da OMD salientou que a classe está disponível para uma colaboração proativa com as autoridades de Saúde.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?