Quantcast
OMD

OMD define principais linhas de ação para o início de 2021

OMD logo Saúde Oral

O Conselho Diretivo (CD) da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) reuniu-se na passada sexta-feira, dia 8 de janeiro, para delinear as principais linhas de ação a adotar no início de 2021. Os tempos de consulta de medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi um dos temas principais da reunião.

Da discussão do assunto, foi desenvolvido um documento de referência, com o objetivo de esclarecer os associados que exercem nos Cuidados de Saúde Primários (CSP). O comunicado promove as bases normativas e orientativas da organização da consulta, tanto pelos médicos dentistas, como pelos planeadores gestores da saúde. O documento Tempos de Consulta está disponível aqui e tem acesso reservado a médicos dentistas.

Também na reunião foi deliberado o envio de um inquérito à classe, relativo ao período outono/ inverno – COVID-19. O objetivo é perceber a realidade atual do setor e o impacto das medidas governamentais implementadas ao longo dos últimos meses.

Com um possível confinamento a ser decretado, o Conselho Diretivo decidiu manifestar a posição da OMD, como já foi reportado pela SAÚDE ORAL. O processo de vacinação dos médicos dentistas que exercem no setor privado mereceu igualmente a atenção do CD.

Na ordem de trabalhos esteve a nomeação do vice-presidente, tesoureiro e secretários do CD. Por maioria dos membros presentes, Teresa Alves Canadas (vice-presidente), Manuel Nunes (tesoureiro), Maria João Ponces e Gonçalo Assis (secretários) foram reconduzidos nos respetivos cargos. Os médicos dentistas eleitos não participaram na votação. Foi também aprovada, por unanimidade, a criação de dois novos grupos de trabalho (Revisão do Estatuto e do Código Deontológico da OMD e Publicidade).

Por último, foi decidida a adesão voluntária da OMD ao Sistema Nacional de Compras Públicas (SNCP), a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P..

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?