OMD

OMD anuncia datas e horários do processo eleitoral 2020

OMD anuncia data de eleições

Depois de João Caramês ter anunciado o levantamento da suspensão do processo eleitoral e a reposição das eleições para o dia 27 de junho, o presidente da Assembleia-Geral da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) veio agora divulgar os horários do processo eleitoral.

De acordo com uma publicação no site da Ordem, o ato eleitoral para a eleição dos diversos órgãos da OMD realiza-se no dia 27 de junho de 2020 e o ato eleitoral, no Continente e Região Autónoma da Madeira, terá início às 9h30 e encerramento às 19h, enquanto na Região Autónoma dos Açores decorrerá das 8h30 às 18h (hora local).

Foi também fixada a data da primeira reunião da Comissão Eleitoral, para o dia 16 de maio de 2020.

Segundo os termos do Regulamento Eleitoral, foi anunciado “o número de mandatos em cada círculo territorial legalmente estipulado, para o conselho-geral, face ao número de médicos dentistas com inscrição ativa que têm domicílio para efeitos eleitorais no respetivo círculo”. Assim, o número de mandatos para o círculo com conselho-geral é: 21 para a Região Norte, 9 para a Região Centro, 18 para a Região Sul, 1 para a Região Autónoma da Madeira e 1 para a Região Autónoma dos Açores.

As candidaturas de listas deverão ser apresentadas até às 24 horas do dia 15 de maio, podendo ser realizadas por via postal registada com aviso de receção, ou por meios eletrónicos, respetivamente para a sede da OMD ou para omdsede@omd.pt.

Depois de o atual bastonário, Orlando Monteiro da Silva, anunciar que não se iria recandidatar, os candidatos a bastonário são o médico dentista Miguel Pavão e o médico dentista Ricardo Oliveira Pinto, que anunciou recentemente a sua candidatura nas redes sociais.