Quantcast
Clínicas Dentárias

O que dizem os especialistas em… Responsible business

marketing digital

Nuno Moreira da Cruz tem um longo percurso profissional na área a gestão de empresas multinacionais. Mais recentemente assumiu o cargo de diretor executivo do Center for Responsible Business & Leadership na Católica-Lisbon e de coordenador do programa Responsible Business: a Sustentabilidade como Estratégia”.

Responsible business são empresas que:

 

– colocam a sustentabilidade (no sentido holístico – económico, social  e ambiental – do conceito) no centro das suas estratégias de negócio;

– têm uma visão integrada dos interesses de todos os stakeholders relevantes;

 

– criam valor para a sociedade onde se integram;

– definem um purpose, consensual e partilhado por todos os stakeholders.

 

Ideias a reter

– Sustentabilidade é A estratégia. Não há outra capaz de assegurar a sobrevivência empresarial a curto e longo prazo;

 

– Se é verdade que sem sustentabilidade económica, dificilmente haverá preocupações sociais e ambientais, o que é também cada vez mais verdade é que sem essas preocupações sociais e ambientais dificilmente haverá sustentabilidade económica;

– As empresas para serem credíveis têm de ter muito claro porque se metem nestas agendas de sustentabilidade.

A Califórnia State University Monterey Bay deixa também algumas indicações de como tornar a sua empresa num responsible business.

Lucro, Pessoas, Planeta, Ética e Equidade. Estes são os princípios do responsible business.

– Ao focar-se no Lucro, uma empresa assegura a sua estabilidade financeira;

– As empresas devem dar atenção às Pessoas, incluindo-se aqui funcionários, fornecedores e clientes;

– Planeta: refere-se à responsabilidade das empresas em exercer a sua atividade de uma forma que reduza ou minimize ao máximo a sua pegada ecológica.

– A Ética deve ser código pelo qual uma empresa se rege, que inclui considerações legais e morais, baseadas em valores que orientam o comportamento empresarial;

– A Equidade está relacionada com a responsabilidade da empresa em promover a economia do local onde está instalada, promovendo o emprego, tendo ações sociais e que promova um conceito de comunidade.

De notar que um forte compromisso com esta ideia do responsible business pode proteger e melhorar a imagem da empresa, criar um ambiente de trabalho mais positivo, aumentar os lucros e atrair profissionais talentosos.

Bibliografia

Freeman, R. Edward; Martin, Kirsten E. e Parmar, Bidhan L., The Power of And – Responsible Business without trade-offs, Columbia Business School Publishing

 

* Artigo publicado na edição n.º 145 da revista SAÚDE ORAL, de julho-agosto de 2022.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?