- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

O efeito das vacinas contra a covid-19 no microbioma oral

Vários estudos apontaram que pacientes com covid-19 veem o seu microbioma oral [1] alterado. Um estudo recente, publicado na BMC Oral Health [2], tentou perceber se a vacinação tinha o mesmo efeito no microbioma oral. O resultado: a vacinação contra o vírus pode aumentar significativamente a diversidade de bactérias orais e diminuir drasticamente os Bacteroides (que podem casuar infeções “oportunistas”, apesar de não serem patogénicas para doenças orais específicas e serem naturais no corpo) , aponta a Gaceta Dental [3].

Deste modo, a equipa de investigadores liderada por Yoshihiro Abiko, da Universidade de Ciências da Saúde de Hokkaido, no Japão, considera que “a vacinação pode ter efeitos benéficos para a saúde oral”.

 

Estes investigadores recolheram amostras de saliva não estimuladas de 40 profissionais de dentária saudáveis antes da vacinação e após a primeira e segunda doses da vacina. Entre as amostras, as mais abundantes foram as bactérias Prevotella, seguidas por Neisseria, Veillonella e Streptococcus. Os bacteroides eram abundantes em todas as amostras, mas eram mais baixos em saliva colhida após a primeira e segunda doses da vacina. Além disso, as bactérias Lachnoanaerobaculum, Moryella, Parvimonas e Peptostreptococcus eram mais abundantes após a vacinação, escreveram.

Apesar dos resultados, a equipa nota que as amostras de saliva foram analisadas num único momento antes da vacinação, mas a composição exata do microbioma oral pode variar pelo tempo. Por conseguinte, seriam necessários mais estudos que envolvessem amostras recolhidas em diferentes momentos antes da vacinação, a fim de obter informações mais fiáveis sobre as flutuações temporais que não se devem à covid-19.