Quantcast
Médicos Dentistas

Número de médicos dentistas em Espanha aumenta 43% na última década

médicos dentistas espanha mulheres menores de 40 anos Consejo General de Dentistas de España

O Consejo General de Dentistas de España revelou que, entre 2010 e 2020, o número de médicos dentistas no território espanhol aumentou 43%, para um rácio de 1 192 habitantes por médico dentista.

De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, existem 39 765 médicos dentistas, avança o Gaceta Dental. Este número corresponde de perto com a projeção realizada em 2010 de 40 mil profissionais até 2020.

57,3% de todos os profissionais são mulheres, um aumento de 13 pontos percentuais desde 2010. Atualmente, cerca de 60% têm menos de 45 anos.

Em Espanha, cerca de 1 980 novos médicos dentistas formam-se todos os anos nas 23 escolas de medicina dentária públicas e privadas existentes. Por isso, o Consejo General de Dentistas insiste na regulação dos recursos humanos da saúde, tanto no setor público como no privado. Além disso, lembra ainda que a própria OMS afirma que “as políticas de controlo dos recursos de saúde são muito importantes porque afetam tanto os profissionais como a sociedade em geral”.

O presidente do Consejo, Óscar Castro, sublinha que “o rácio habitantes/dentista existente no nosso país é claramente desproporcionado e não se pode ver qualquer ação corretiva a médio prazo. Os quase dois mil novos profissionais que se formam todos os anos são mais do dobro do que em países como a França ou o Reino Unido, com populações muito maiores do que a nossa. A isto, temos de acrescentar que apenas um em cada dois espanhóis visita o seu médico dentista pelo menos uma vez por ano, colocando o nosso país muito abaixo da média dos cuidados dentários na União Europeia”.

O Consejo General de Dentistas e com o apoio de todos os presidentes dos Colégios Oficiais (incluindo o Ilustre Colegio de Odontólogos y Estomatólogos de Aragón) tem vindo a exigir há muitos anos a implementação de um numerus clausus que permita racionalizar as reais necessidades de médicos dentistas.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?