Quantcast
Investigação

Estudo: Benefícios do sistema de imagem iTero Element 5D na deteção de cáries interproximais

OMD e jornal Público debateram a saúde oral

A Align Technology partilhou recentemente os resultados de um estudo publicado no Journal Dentistry que concluiu que o sistema de imagem iTero Element 5D com tecnologia iTero NIRI (imagens quase infravermelhas) é mais sensível do que a radiografia bite wing na deteção precoce de lesões no esmalte e comparável na deteção de lesões na dentina.

O estudo clínico multicêntrico, “Luz Quase Infravermelha Refletida Versus Radiografia Bite Wing na Deteção de Cáries Proximais: um Estudo Clínico Prospetivo Multicêntrico Realizado em Clínicas Privadas” foi publicado e revisto pelos pares no Journal of Dentistry (Out.24, 2021). De acordo com o comunicado enviado pela Align Technology, “o estudo valida e demonstra os benefícios do sistema de imagem iTero Element 5D como um aliado na deteção e na monitorização de cáries interproximais acima da gengiva sem radiações nocivas”.

 

Este foi desenvolvido para comparar a deteção de cáries interproximais pelos dentistas recorrendo a tecnologia NIRI (quase infravermelha) e a radiografia bite wing. “Os resultados demonstram precisão (p<0.0001) na deteção precoce de lesões no esmalte (88.6%)*** e cáries envolvendo a junção dentina-esmalte (96,9%)***”, pode ler-se em comunicado.

O estudo compara igualmente, a tecnologia NIRI e a radiografia de na remoção das cáries. “Quando comparado com a avaliação clínica das lesões proximais posteriores observadas durante a remoção das cáries, a tecnologia NIRI do sistema de imagem iTero Element 5D foi de 66%** mais sensível do que a tecnologia de raio-X de bite wing e demonstrou uma sensibilidade de 96% na deteção de lesões intreproximais posteriores”, revela a marca.

 

Como parte do estudo, o sistema de imagem iTero Element 5D foi utilizado para conhecer o desempenho dos scanners intraorais em 100 pacientes de cinco clínicas na Alemenha e no Canadá. O sistema de imagem iTero Element 5D tem tecnologia NIRI que permite fazer o scanner em tempo real da estrutura interna do dente (dentina e esmalte) ajuda na deteção das cáries, ao mesmo tempo que capta imagens 3D a cores, imagens da parte de trás da boca com luz quase infravermelha. Os resultados, explica a marca, “foram depois utilizados para comparar com a radiografia bite wing. Provou-se que a tecnologia NIRI é mais sensível quando comparada com a radiografia bite wing na deteção precoce de lesões no esmalte, e comparável na deteção de lesões na dentina”.

Dr. Zvi Metzger, autor do estudo e professor do departamento de Biologia Oral e Endontologia na Goldschleger School of Dental Medicine na Univeridade de Tel Aviv comentou os resultados: “As imagens de luz quase infravermelha refletida geradas simultaneamente durante a digitalização 3D dos arcos dentários com o scanner do sistema de imagens iTero Element 5D podem ser usadas de forma fiável para deteção, rastreio e monitorização de cáries proximais. Este método de deteção pode potencialmente minimizar o tradicional uso de radiação ionizante”.

 

O estudo descrito foi patrocinado pela Align Technology.

* A tecnologia iTero NIRI é a mesma do sistema iTero Element 5D e algumas configurações do sistema de imagem iTero Element Plus uma vez que a varinha, ótica e software são os mesmos

 

** Dados em arquivo na Align Technology, setembro 2021

*** Dados em arquivo na Align Technology, fevereiro 2021

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?