Quantcast
Saúde Oral

Mundo A Sorrir de mãos dadas com a sustentabilidade ambiental

Mariana Dolores – Presidente da Mundo A Sorrir

Muitos dizem que vivemos num mundo que iniciou já um processo de morte lenta devido às alterações climáticas, outros simplesmente não querem saber. A verdade é que estas alterações nos afetam a todos diariamente e de forma muito específica e, uma vez que condicionam a vida dos nossos filhos/netos está na hora de todos pensarmos a qual dos grupos queremos pertencer: somos dos que participam na mudança ou dos que não querem saber?

Na Mundo A Sorrir a resposta é simples, somos do grupo que promove a mudança, acreditamos na sustentabilidade ambiental e queremos contribuir para um futuro mais promissor.

 

Olhando de forma global para o mundo em que vivemos, todos sabemos que o aumento da temperatura terrestre está a propiciar eventos climáticos cada vez mais frequentes, intensos e devastadores, como: secas, furacões e ondas de calor; os mares são atualmente os grandes aterros do planeta e a produção intensiva de alimentos apresenta graves consequências para o meio ambiente ao empobrecer o solo e os ecossistemas marinhos.

O acordo de Paris demonstra o empenho na redução significativa do índice de CO2 até 2030, no entanto, no setor da medicina dentária ainda há muito por fazer, permito-me até dizer que está quase tudo por fazer. Os primeiros passos estão a ser dados com a criação de escovas e embalagens de pastas de dentes sustentáveis, com a apresentação de diretrizes por parte de entidades como a Organização Mundial da Saúde ou a Federação Dentária Internacional, mas cabe a cada um de nós, médicos dentistas, implementar estas mudanças nas clínicas dentárias e promover a sustentabilidade, sensibilizando também cada um dos nossos pacientes e equipa para as medidas básicas (ex. reciclagem de escovas de dentes).

 

Na Mundo A Sorrir já demos um passo para a mudança, e, adotando uma estratégia de economia circular em que nada se desperdiça, junto com outras organizações sociais e empresas parceiras reutilizamos todos os equipamentos eletrónicos, mobílias e outros bens da organização, promovendo a reciclagem e incentivando a redução do desperdício.

Em todos os nossos projetos estamos neste momento a integrar vertentes ambientais: promovemos a reciclagem nas escolas; em parceria com a Jordan e a Associação SURFaddict contribuímos para a transformação de escovas de dentes em pranchas de surf adaptadas a pessoas com necessidades especiais. Nada se adequa mais à Mundo A Sorrir do que aproveitar todas as circunstâncias para promover a inclusão social! Adotamos as escovas de dentes de materiais reciclados e nas escolas promovemos, junto das crianças, a proteção do ambiente, sendo os primeiros a dar-lhes o exemplo. A nível clínico, e seguindo as indicações das entidades de referência, estamos a trabalhar para transformar as nossas clínicas dentárias integradas no projeto Centro de Apoio à Saúde Oral (C.A.S.O.) em clínicas amigas do ambiente.

 

Enquanto entidade da sociedade civil, a Mundo A Sorrir deixa a todos os dentistas o desafio de implementar mudanças básicas nas clínicas dentárias que representam um grande impacto ambiental, deixando alguns conselhos práticos e de fácil implementação:

– Aumenta a eficiência energética: isola janelas e portas, substitui lâmpadas tradicionais por lâmpadas LED, desliga todos os equipamentos eletrónicos que não estejam a ser utilizados;

 

– Poupa água: instala sensores automáticos nas torneiras e utiliza sistemas “dual” nas sanitas;

– Recicla: papel, vidro, plástico, tampas, tinteiros etc;

– Sensibiliza a tua equipa: ir para o trabalho a pé, de bicicleta ou em transportes partilhados;

– Aposta nas consultas de prevenção! A redução da necessidade de realização de tratamentos dentários, reduz os gastos associados;

– Escolhe bem os teus fornecedores: opta por aqueles que promovam uma “pegada de plástico zero”;

– Aposta em materiais mais ecológicos: substitui o plástico (ex. copos e aspiradores) por alternativas mais “amigas do ambiente”; aposta em produtos que possam ir ao autoclave e não sejam descartáveis, compra em quantidade para diminuir o plástico que os envolve e o transporte associado.

A tua contribuição para a sustentabilidade ambiental pode e deve começar já hoje!

*Mariana Dolores – Presidente da Mundo A Sorrir

*Artigo de opinião publicado originalmente na edição n.º 141 da revista SAÚDE ORAL, de novembro-dezembro de 2021.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?