Quantcast
Médicos Dentistas

Mitos e verdades sobre saúde oral

Escovagem

Muitas doenças ou complicações podem ser evitadas, através de uma correta higiene oral diária e visitas regulares a um médico dentista. Neste sentido, também é importante estar atento às informações que vão chegando e que muitas vezes podem ser falsas ou ser apenas parcialmente corretas.

“Muitos são os mitos em relação à saúde oral e é importante não acreditarmos em tudo o que se diz. É essencial confirmar aquilo que se ouve e lê com um médico dentista, de maneira a garantir que não são cometidos erros ou más decisões. Cada pessoa deve estar informada acerca daquilo que é ou não adequado para si”, afirma Filipa Gonçalves, médica dentista na Malo Clinic Lisboa.

Neste sentido, Filipa Gonçalves desmistifica algumas das ideias comuns:

O mau hálito está sempre relacionado com uma má higiene oral: FALSO

  • É verdade que a causa mais comum para o mau hálito se prende com uma higiene oral deficiente. Contudo, existem outras causas associadas a esta condição, como o jejum prolongado, desidratação, ansiedade e stress, tabagismo, patologias no sistema digestivo e/ou respiratório, diabetes mal controlada (hipoglicemia) ou medicamentos que alterem a produção de saliva (para a hipertensão, por exemplo).

Deve escovar-se os dentes imediatamente após cada refeição: FALSO

  • O recomendado é esperar no mínimo 30 minutos após a refeição para escovar. O tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o pH dos alimentos e bebidas.

Certos alimentos escurecem os dentes: VERDADEIRO

  • A ingestão de café, chá, vinho, refrigerantes, bem como hábitos tabágicos, podem contribuir para o aparecimento de manchas e consequente escurecimento dos dentes.

A gravidez enfraquece os dentes: FALSO

  • A gravidez por si só não aumenta a incidência de cárie, uma vez que o cálcio presente nos dentes da mãe encontra-se numa fase cristalina e estável. Contudo, verifica-se um aumento da resposta inflamatória do organismo devido às alterações hormonais, o que favorece o aparecimento de problemas gengivais caso não se mantenha uma boa higiene oral. Assim, é importante que a grávida evite a ingestão de alimentos açucarados, adote uma rotina de higiene adequada à sua condição oral (definido pelo seu médico dentista ou higienista) e consulte regularmente um médico dentista.

A escovagem antes de ir dormir é a mais importante: VERDADEIRO

  • Quando não escovamos os dentes inicia-se um processo de formação de placa bacteriana responsável pelas cáries e problemas gengivais. Por este motivo, é recomendado escovar os dentes e passar o fio dentário após as refeições. Contudo, a escovagem mais importante do dia é antes de dormir, porque durante a noite a produção de saliva diminui, deixando os dentes mais vulneráveis.
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?