Quantcast
Eventos

Métodos de processamento de ligas serão destaque do IDS 2021

Os métodos de processamento de ligas serão um dos destaques do International Dental Show (IDS), que decorrerá de 9 a 13 de março de 2021 em Colónia, na Alemanha.

O progresso na tecnologia digital e a estrutura de preços dos mercados de matérias-primas tem influenciado a escolha de ligas para restaurações protéticas, e muitos intervenientes na indústria dentária adaptaram-se ao longo dos anos, oferecendo uma variedade de ligas com desempenho clínico a longo prazo.

Segundo os organizadores, a IDS vai refletir algumas destas tendências da indústria. Na secção de tecnologia de coroas e pontes, por exemplo, a tendência tem sido no sentido de processos de produção orientados para a digitalização. O desenvolvimento é semelhante ao processo de fundição de modelos, contudo, a uma velocidade inferior. De acordo com a organização do IDS, os materiais cerâmicos e ligas não preciosas estão a ganhar importância e o pó metálico (cobalto/crómio) está a tornar-se cada vez mais atrativo para o processamento, através do método de fusão a laser.

Por outro lado, o metal precioso está em geral a ser implementado muito menos, sobretudo devido ao forte aumento dos preços da matéria-prima. Pela primeira vez, foi verificado o preço de mais de dois mil dólares por onça de ouro puro. A documentação clínica ao longo de décadas referencia de forma positiva as ligas com um (elevado) teor de ouro.

“As ligas permanecem atraentes na odontologia moderna e estão de facto a tornar-se ainda mais interessantes devido aos modernos métodos de processamento”, salientou Mark Stephen Pace, presidente da Associação dos Fabricantes Dentários Alemães, citado em comunicado.

Higiene sob atenção

Um outro tema de destaque no IDS, devido à crise de covid-19, será a higiene na clínica e no laboratório. A higiene desempenha um papel essencial, por exemplo, na varredura das bocas e também na desinfeção de impressões, por serem os pontos de contacto mais sensíveis e extremamente frequentes, a possível propagação de bactérias deve ser evitada através de todos os meios adequados.

“A higiene desempenhará um papel importante em todos os temas-chave da feira desta vez. E um conceito de segurança profissional de alto nível irá assegurar uma visita segura à feira”, refere Mark Stephen Pace.

A Koelnmesse [organizadora da IDS] compilou as suas medidas para proteger expositores e visitantes sob quatro secções intituladas SHOW SAFE, MEET SAFE, STAY SAFE e VISIT SAFE.

Entre as medidas adotadas está o planeamento dos stands com áreas maiores, assegurando que as distâncias mínimas podem ser mantidas. Como resultado, o número de visitantes num stand não será limitado, desde que seja assegurada a distância mínima de 1,5 metro.

O conceito de segurança para a próxima IDS também inclui a restrição do sistema de bilhetes a um sistema exclusivamente online, bem como o registo completo de todos os participantes para garantir a rastreabilidade.