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Mercado dentário continua a sofrer impacto da pandemia

As vendas das maiores empresas do setor dentário cresceram no segundo trimestre do ano comparado ao mesmo período de 2020.

As vendas das maiores empresas do setor dentário cresceram no segundo trimestre do ano comparado ao mesmo período de 2020. No entanto, o mercado ainda não conseguiu retornar aos valores de 2019, avança o Dental Tribune International.

Nos seus relatórios de resultados, algumas empresas elogiaram a recuperação do setor dentário, já outras delinearam a queda dos gastos, as preocupações com as variantes do SarS-CoV-2 e a vacinação lenta em algumas áreas geográficas.

SmileDirectClub

O CEO da empresa de telemedicina dentária SmileDirectClub (SDC), David Katzman, revelou que a empresa não conseguiu alcançar as expetativas para o semestre, principalmente devido aos mercados mais recentes da SDC, Espanha e Alemanha, onde disse que os “efeitos persistentes” da pandemia continuam a existir. O total das vendas da SDC para o trimestre foi de 174,2 milhões de dólares, um aumento de 62,7% face ao ano anterior.

Segundo o responsável da empresa, os consumidores-alvo da SDC parecem estar a favorecer os produtos em vez de serviços devido à procura crescente de vestuário, automóveis e bens relacionados com a habitação. O desemprego também estava a ter um impacto nas vendas do setor dentário.

Align Technology

Já a Align Technology conseguiu ultrapassar os seus recordes de vendas, atingindo os mil milhões de dólares em vendas totais pela primeira vez. A empresa vendeu 841 milhões de dólares em alinhadores invisíveis durante o período — um aumento de 181,9% face ao ano passado — e as receitas dos seus sistemas de imagem e dos serviços CAD/CAM foram de 169,8 milhões de dólares, um aumento de 214,7% face ao ano anterior.

Na região das Américas, o volume de clientes aumentou 260,7% num ano. As remessas internacionais aumentaram 149,2%, e as da Europa, Médio Oriente e África (EMEA) subiram 265%, lideradas pela Península Ibéria, Reino Unido e Itália.

Straumann Group

No caso do Straumann Group, as receitas de 212,7 milhões de euros na EMEA representaram um crescimento de 102% face ao ano passado. No total, teve uma receita de cerca de 480 milhões de euros, mais 92% face ao período homólogo.

O CEO da Straumann, Guillaume Daniellot, afirmou que “com exceção da América Latina, que ainda está no olho da tempestade, todas as nossas regiões referem que mais de 85% das clínicas dentárias estão abertas. Consequentemente, entre 85% e 100% das nossas instalações estão abertas e a nossa equipa de vendas está a operar a níveis semelhantes. Em suma, tanto nós como os nossos clientes estão de volta ao negócio”.

Envista Holdings

As vendas na Envista Holdings no segundo trimestre foram de 740,1 milhões de dólares, um aumento de 104,4% face ao ano anterior.

“Embora os volumes de pacientes tenham melhorado para níveis pré-pandemia, nos nossos principais mercados continuamos a assistir a processos de vacinação inconsistentes e picos em infeções resultado de variantes da covid-19 em várias áreas geográficas, incluindo a Europa Ocidental e partes dos Estados Unidos. No geral, estamos atentos aos riscos relacionados com a pandemia, mas mantemo-nos otimistas para uma recuperação contínua ao longo do balanço de 2021”, referiu o vice-presidente sénior e diretor financeiro da empresa, Howard Yu.

Dentsply Sirona

Por último, as vendas líquidas da Dentsply Sirona no segundo trimestre foram de 1,067 mil milhões de dólares, um aumento de 117,3% face ao ano anterior. No segmento dos consumíveis dentários, as vendas líquidas de 445 milhões de dólares para o período representaram um aumento de 138,0%. As vendas de tecnologia e equipamentos dentários atingiram os 622 milhões de dólares, um ganho homólogo de 104,6%.

“Neste momento, sentimos que o mercado dentário está a funcionar ligeiramente abaixo dos níveis de 2019, prevendo-se uma recuperação contínua para o resto do ano. À medida que navegamos pela mais recente fase da pandemia, estamos conscientes de que [continua] a existir algum impacto contínuo em certas regiões e algumas tensões na cadeia de abastecimento”, afirmou o CEO da empresa, Donald M. Casey.

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