Quantcast
Médicos Dentistas

Médicos dentistas já podem tomar reforço da vacina contra a covid-19

Os médicos dentistas já podem tomar a dose de reforço da vacina contra a covid-19. Tal acontece após a inclusão na FASE 3 (Dose de Reforço).

Os médicos dentistas já podem tomar a dose de reforço da vacina contra a covid-19. Tal acontece após a Direção-Geral da Saúde ter incluído na FASE 3 (Dose de Reforço) os “profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados”.

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), no seu site, informa que os médicos dentistas podem dirigir-se aos pontos de vacinação, sem necessidade de agendamento prévio, através da modalidade de “Casa Aberta”. Para tal, deverão apresentar a cédula profissional.

 

A entidade lembra que se tem mantido em contacto permanente com a Direção-geral da Saúde e com o Governo, para que a classe receba a dose de reforço contra a covid-19 o mais rápido possível e seja também incluída na campanha de vacinação sazonal contra a gripe.

De acordo com o Plano de Vacinação, neste grupo, a administração da dose de reforço da vacina contra a covid-19 é realizada nos seguintes moldes:

 

“- Os serviços e entidades que empregam estes profissionais, sempre que possível e quando aplicável, através dos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho / Saúde Ocupacional, identificam os profissionais a vacinar, e garantem a convocatória e o ato vacinal respetivo em pontos de vacinação, nos termos da presente Norma.
– Os outros profissionais de saúde elegíveis podem dirigir-se aos pontos de vacinação existentes, sem necessidade de agendamento prévio na modalidade de “Casa Aberta”, mediante a apresentação de cédula profissional ou declaração da entidade patronal.
– A priorização e a vacinação destes profissionais é realizada em pontos de vacinação, nos termos da presente Norma, definidos para o efeito pelos respetivos serviços ou entidades, e sempre que possível, através dos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho / Saúde Ocupacional”. (pontos 66 a 68)

Campanhas na Madeira e Açores

Na Região Autónoma da Madeira, há cerca de um mês que está a ser administrada aos médicos dentistas a dose de reforço, bem como a vacina sazonal da gripe, na modalidade “Casa Aberta”. Já os assistentes dentários estão a ser inoculados com a dose de reforço.

 

Na Região Autónoma dos Açores, a OMD está a preparar uma lista com os profissionais e respetivas equipas que pretendem receber a terceira dose. Esta listagem será utilizada pela Direção Regional da Saúde para convocar os profissionais o mais rápido possível. Os interessados devem remeter, até 29 de novembro, os seguintes dados para omdacores@omd.pt: ilha; concelho; Unidade Privada de Saúde (identificação Okda clínica onde exerce); nome completo; Número Nacional de Utente; data de nascimento; número de telemóvel; e categoria profissional (e número de cédula profissional no caso de médicos dentistas e higienistas).

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?