Quantcast
Médicos Dentistas

Médicos dentistas e médicos unidos na defesa dos problemas comuns às duas profissões

Os representantes dos médicos dentistas e dos médicos estiverem reunidos, recentemente, para projetarem uma ação concertada em matéria de defesa dos problemas comuns às duas profissões. O encontro resultou de uma sinergia que envolve a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), a Ordem dos Médicos (OM), a Associação Independente de Médicos Dentistas (AIMD) e a Associação de Medicina de Proximidade (APCMG).

Numa nota publicada no site, a OMD explica que “a aproximação partiu das associações, que se uniram por considerarem que há uma série de questões que afetam as duas classes e que necessitam de uma reflexão urgente”. Em causa está a “desvalorização progressiva do ato médico, em virtude da entrada de grandes grupos económicos no setor, dos seguros e planos de saúde”.

Na reunião foi também abordada a necessidade de as ordens profissionais reclamarem autonomia de regulamentação das suas profissões, como por exemplo, o licenciamento radiológico.

Participaram no encontro o bastonário da OMD, Miguel Pavão, o bastonário da OM, Miguel Guimarães, o presidente da AIMD, Nuno Gonçalves, o presidente da APCMG, José Mário Martins e o presidente do Colégio de Estomatologia da OM, Serafim Freitas.

“Tanto a AIMD, como a APCMG, mostram-se expectantes quanto à recetividade que receberam da OMD e OM”, lê-se na mesma nota.

O fundador e presidente da direção da AIMD, Nuno Gonçalves, realçou “que só com o esforço conjunto destas instituições será possível devolvermos às profissões de saúde a sua dignidade e autonomia, porque a saúde pertence aos profissionais médicos e não às entidades reguladoras e aos grandes grupos económicos”.

Também o presidente da APCMG, José Mário Martins, lembrou que “esta estratégia só pode ser contrariada pela reação concertada das instituições e pelo empenho dos profissionais”.

De acordo com a OMD, este é o primeiro passo de um diálogo que “vai continuar” e que pretende “envolver mais ordens profissionais”.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?