Quantcast
Médicos Dentistas

Médico dentista português é eleito um dos melhores médicos do mundo

O médico dentista português Bernardo Nunes de Sousa foi incluído na lista da turma de 2022 “Doctor-To-Doctor-World’s Top 100”.

Bernardo Nunes de Sousa, médico dentista português, foi distinguido como um dos melhores médicos do mundo, ao ser incluído na lista Doctor-To-Doctor-World’s Top 100 de 2022. O seu percurso tem sido dedicado inteiramente à área da implantologia, com especial foco na formação para o tratamento de desdentados totais.

Desde criança que demonstrava vontade de ser médico dentista e diz que há uma cassete de vídeo que o comprova. Durante o curso de medicina dentária, percebeu que aquilo que o agradava verdadeiramente era a vertente cirúrgica e menos a atividade clínica. Após o término do curso começou logo por assumir a componente cirúrgica de uma clínica dentária. “Isso assustou-me, porque era um recém-licenciado e mal sabia tirar um siso”, começa por contar Bernardo Sousa. No entanto, este contacto imediato acabou por contribuir para o desenvolvimento das suas aptidões cirúrgicas logo desde o início – era aquilo que pretendia. Nessa altura, todo o dinheiro que ganhava investia em formação, o que o levou a concluir um Mestrado em Reabilitação Oral no Norte, uma Pós-graduação em Cirurgia Oral e Maxilofacial em Cuba e um intership em Cirurgia Oral e Maxilofacial na Holanda. A vontade de aprofundar conhecimento esteve sempre presente e ainda hoje o faz constantemente.

 

Depois disso, trabalhou dois anos na MALO CLINIC, em Lisboa, onde teve contacto com técnicas cirúrgicas que fazem parte da sua filosofia de tratamento atual − o FULL ARCH CLUB® KONCEPT – que consiste no “tratamento de arcada total com dentes no próprio dia, sem substitutos ósseos, sem membranas, sem elevações de seio, sem próteses removíveis a magoar durante meses, e com taxas de sucesso elevadíssimas, mesmo em casos de atrofias extremas”, refere Bernardo Sousa.

Passou também por pequenos grupos, redes de clínicas de maior dimensão, por clínicas particulares e refere que foi diretor clínico “de uma das clínicas com maior volume de cargas imediatas no nosso País”.  É também key opinion leader de duas empresas multinacionais e atualmente trabalha em parceria com clínicas de norte a sul do País onde se dedica apenas a operar este tipo de casos.

No top 100 dos melhores médicos do mundo
 

Bernardo Sousa recebeu a notícia de que tinha sido eleito para o Doctor-To-Doctor-World’s Top 100 por um colega americano. A Doctor-To-Doctor-World’s Top 100 é promovida pela associação internacional Global Summits Institute (GSI) e pretende reconhecer médicos, farmacêuticos, optometristas e dentistas que exemplificam a excelência em áreas como a clínica, inovação, pesquisa, liderança organizacional e empreendedorismo.  Ainda que não seja o maior apreciador de listas de top’s − “acho que é sempre ingrato, porque há muitos profissionais de excelência espalhados por Portugal e pelo mundo fora, muitos deles incógnitos” – revela que se sente muito honrado por fazer parte e por representar Portugal. “Primeiro porque esta organização não tem nenhuma associação a marcas ou a interesses comerciais e segundo porque as nomeações e as votações são feitas por pares, por outros colegas médicos”, explica. No rescaldo desta eleição, o médico dentista reforça também os obstáculos e o duro percurso que trilhou até chegar a este momento. “Enche-me de orgulho, visto que com 31 anos já tive oportunidade de formar centenas de colegas na área da implantologia assim como de palestrar em diversos palcos mundiais.”

*Leia o artigo na íntegra na edição setembro-outubro da SAÚDE ORAL. 

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?