Quantcast
Saúde Oral

A importância do médico dentista na equipa de tratamento de cancro

A importância do médico dentista na equipa de tratamento de cancro

O tratamento do cancro requer frequentemente uma equipa de profissionais de saúde – oncologistas, enfermeiros, cirurgiões, radiologistas, patologistas e assistentes sociais – para coordenar e fornecer apoio abrangente aos pacientes. A Universidade de Nova Iorque (NYU) aponta a necessidade de os médicos dentistas integrarem esta equipa.

“Quando confrontados com um diagnóstico de cancro, muitos pacientes empurram outros cuidados de saúde para o lado para se concentrarem na abordagem da doença. Mas as pessoas com cancro podem experimentar questões únicas relacionadas com a sua saúde oral”, nota a universidade, num artigo do seu site.

 

A NYU exemplifica que a radiação na cabeça e no pescoço pode danificar as glândulas salivares, prejudicando a capacidade de produzir saliva, o que pode levar à decadência dentária.

“Um dente com abcesso pode significar ter de parar a quimioterapia para tratar a infeção”, diz a professora clínica e presidente do Departamento de Patologia Oral e Maxilo-facial, Radiologia e Medicina da Faculdade de Medicina da NYU, Denise Trochesset.

 

Por sua vez, a instrutora clínica Dalal Alhajji aponta que “intervir precocemente para eliminar a infeção pode minimizar as complicações durante a terapia”.

Nesse sentido, “precisamos de dar aos dentistas um papel primordial na equipa de cuidados oncológicos”, considera a especialista.

 

Nos últimos anos, a Faculdade de Medicina Dentária da NYU reforçou as suas ligações com NYU Langone’s Perlmutter Cancer Center, em particular os profissionais que tratam cancros da cabeça e pescoço e doenças que requerem transplantes de medula óssea. Um número crescente de pacientes com determinados cancros estão a ser encaminhados para a Faculdade de Medicina Dentária para um exame antes de iniciar o tratamento.

Durante um exame e limpeza, são verificados quaisquer sinais de infeção ou outros problemas que possam complicar o tratamento contra o cancro.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?