Quantcast
Médicos Dentistas

Médica dentista portuguesa conquista diploma internacional em medicina do sono

medicina do sono

A médica dentista Susana Falardo Ramos conquistou, recentemente, o diploma internacional da Academia Americana de Medicina Dentária do Sono (American Board of Dental Sleep Medicine) – ABDSM, reconhecendo a sua especial competência em medicina do sono. A BDSM é a principal organização americana de testes para dentistas que tratam a roncopatia e a apneia obstrutiva do sono, através de terapia com aparelhos orais.

De acordo com a instituição, “até 50% dos pacientes com apneia do sono não obedecem ou toleram o CPAP”, o tratamento padrão para a apneia do sono. Por outro lado, os aparelhos orais “são dispositivos semelhantes a um protetor bocal, usado apenas durante o sono, para manter as vias respiratórias abertas e desobstruídas”, pelo que os pacientes gostam mais deste tratamento, já que é “confortável, fácil de usar, silencioso, portátil e fácil de cuidar”, explica em comunicado.

Susana Falardo Ramos garante, no mesmo comunicado, que “a terapia com aparelhos orais é uma opção de tratamento eficaz que oferece uma maior adesão por parte do paciente do que o CPAP”.

A médica dentista trabalha em estreita colaboração com os médicos e uma equipa multidisciplinar de sono, para tratar distúrbios respiratórios como a roncopatia e a apneia obstrutiva do sono.

“Trabalho com os meus pacientes, e os seus médicos do sono, para identificar o design correto dos aparelhos orais, para depois adaptar os aparelhos a cada paciente e fazer os ajustes necessários para assegurar uma via aérea aberta e um sono mais tranquilo”, refere.

Susana Falardo Ramos concluiu, em janeiro, o curso de Medicina Dentária do Sono pela AADSM e realizou ainda uma pós-graduação em Problemas de Roncopatia e Sono pela Faculdade de Medicina de Harvard. A médica dentista é também membro do Comité Científico da AADSM e vice-presidente da Academia Europeia de Medicina Dentária do Sono (EADSM).

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?