- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Malo Clinic lembra dicas para reduzir sensibilidade dentária 

A higienista oral na Malo Clinic [1], Elsa Antunes, recorda, em comunicado, que a sensibilidade dentária [2] é “uma condição muito comum e consiste numa sensação de dor que pode ocorrer durante a ingestão de alimentos/bebidas muito quentes ou muito frios”. Face a isto, a especialista lembra algumas dicas para reduzir a condição:

  1. Evitar alimentos e bebidas ácidos: “O contacto dessa acidez com os dentes pode aumentar sensibilidade dentária e, por isso, aconselha-se que se opte por alimentos e bebidas com o pH mais neutro”, explica;
  2. Uso de pastas dentífricas/ elixires específicos para a sensibilidade;
  3. Escovagem correta: Elsa Antunes considera que se deve optar “por uma escova de dureza média/macia ou por vezes as escovas elétricas serão a melhor opção dado que tem um sensor de pressão que avisa quando é exercida demasiada força na escovagem”.
  4. Manutenção de higiene oral: “É indicado escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e utilizar o fio/ fita dentário pelo menos uma vez por dia (idealmente à noite), evitando que se desenvolvam outros problemas que contribuam para o aumento da sensibilidade dentária”, informa a higienista oral.
  5. Visitas regulares ao médico dentista/higienista oral: “Num caso em que a sensibilidade é aguda, só um profissional de saúde oral poderá indicar o melhor dentífrico, a escova correta ou o tratamento a seguir”, recorda a profissional da Malo Clinic.