Quantcast
Médicos Dentistas

Mais de dois mil médicos dentistas saíram do SNS britânico (NHS) nos últimos meses

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, o NHS, tem sofrido um abandono em massa de profissionais de dentária. De acordo com a Association of Dental Groups (ADG), mais de dois mil entre 23,733 médicos dentistas abandonaram o NHS desde março de 2021 a janeiro de 2022. A queda leva a que o número de profissionais seja o mais baixo em mais de uma década.

Em comunicado, a British Dental Association considera que qualquer ação governamental que não reforme fundamentalmente a questão contratual que está a levar à saída de profissionais está condenada ao fracasso.

 

A ADG salienta a necessidade de mais médicos dentistas, incluindo a formação adicional de estudantes e a importação de profissionais do estrangeiro. Já o BDA considera que uma reforma significativa deve ser prioritária.

Existem atualmente mais de 42 mil médicos dentistas no registo oficial do General Dental Council’s, um aumento de 5% em relação aos níveis de 2018. No entanto, nem todos estão dispostos a trabalhar no NHS. Dessa maneira, a BDA considera que é imperativo criar um sistema de incentivo.

 

Uma das críticas ao sistema atual é que os médicos dentistas são penalizados se não atingirem os objetivos alocados, mas que caso ultrapassem esses objetivos não são recompensados.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?