Quantcast
OMD

Mais de cem delegados juntaram-se no Porto para o Conselho Europeu de Dentistas

Mais de cem delegados juntaram-se no Porto para o Conselho Europeu de Dentistas

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) organizou no Porto, durante dois dias (20 e 21 de maio), a assembleia-geral do Conselho Europeu de Dentistas (CED). O encontro reuniu 110 delegados de 29 países.

O bastonário da OMD, Miguel Pavão, citado em comunicado, revelou que nesta reunião pretendem definir “os novos compromissos para a saúde oral no pós-pandemia, tendo em conta as consequências económico-sociais que a guerra na Ucrânia está a provocar”.

 

Miguel Pavão lembrou ainda que “foi há um ano precisamente na Alfândega do Porto que a presidência portuguesa da União Europeia realizou a Cimeira Social que fixou os objetivos para a década do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. Entre eles, está a redução da pobreza e da exclusão social. Só será possível retirar desta situação 15 milhões de pessoas, incluindo cinco milhões de crianças, com políticas concretas na área da saúde oral. O combate à desigualdade social passa obrigatoriamente por garantir que toda a população na Europa tem acesso a consultas de medicina dentária, consultas regulares e de prevenção.”

O objetivo do CED é garantir que todas as políticas de saúde sejam da Comissão Europeia ou dos Governos dos estados-membros têm um capítulo concreto para a saúde oral. O bastonário da OMD lembrou que “Portugal é um dos países da União Europeia em que a população tem maiores carências nesta área”.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?