Quantcast
Saúde Oral

Maioria das pessoas com implantes dentários desenvolve doença peri-implante

"Praticamente 2 em cada 3 pessoas que colocam implantes dentários desenvolverão algum tipo de doença peri-implante", sublinhou Elena Figuero.

“Praticamente 2 em cada 3 pessoas que colocam implantes dentários desenvolverão algum tipo de doença peri-implante, quer a mucosite peri-implantar (isto é, uma inflamação reversível nos tecidos moles peri-implantes) ou peri-implantite (uma doença irreversível em que o osso também é afetado)”, sublinhou a periodontista e professora na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Complutense de Madrid (UCM), Elena Figuero. A declaração surgiu no âmbito do Congreso de la Periodoncia y la Salud Bucal, em Sevilha, informa a Gaceta Dental.

De acordo com a especialista, o estabelecimento de medidas preventivas simples reduz substancialmente o risco de doença em torno dos implantes.  O professor de periodontia da Universidade Complutense de Madrid, Mariano Sanz, refere que as medidas têm duas vertentes: “Por um lado, o que o paciente deve fazer para manter estas próteses limpas, bem como a superfície dos implantes; e, por outro lado, os métodos profissionais que devem ser implementados durante as visitas periódicas realizadas por pacientes com implantes para manter a sua saúde periodontal.”

 

De acordo com especialistas reunidos em Sevilha, é cada vez mais evidente que os implantes dentários são uma excelente alternativa às próteses amovíveis tradicionais para restaurar a dentição perdida. No entanto, Mariano Sanz nota que “eles não têm a mesma durabilidade ou resistência biológica se os compararmos com dentes naturais, o que causa processos inflamatórios frequentes de tecidos peri-implantes”.

Dessa maneira, defende ser “necessário desenvolver métodos eficazes para prevenir estas doenças que surgem em torno dos implantes, nomeadamente os sistemas de tratamento da superfície do implante contaminado que são eficazes e duráveis”.

 

Espanha é um dos países da Europa onde são colocados mais implantes dentários. Na verdade, duas em cada dez pessoas entre os 25 e os 79 anos dizem que já ter um implante dentário.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?