Quantcast
Saúde Oral

Lembre três complicações de saúde que podem começar na cavidade oral

Lembre três complicações que podem começar na saúde oral 

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Oral, que se assinala a 20 de março, a diretora do departamento de Periodontologia da MALO CLINIC Lisboa, Ana Santos Ferro, em comunicado, lembra três complicações de saúde que podem começar na boca.

A responsável salienta que “quando a higiene não é suficiente, as bactérias acabam por se acumular e desenvolver dando origem a cáries e infeções nas gengivas. Estas complicações ao nível da boca podem rapidamente evoluir, tornar-se mais severas e espalhar-se para outras partes do corpo”.

As complicações que refere são as seguintes:

  1. Complicações durante a gravidez e no parto – a periodontite é uma infeção bacteriana que afeta os tecidos que suportam e fixam os dentes. “Esta doença tem sido associada a risco de parto prematuro e baixo peso à nascença”, explica a diretora do departamento de periodontologia.
  2. Doenças Cardiovasculares – “estudos têm demonstrado que as infeções orais podem estar na origem de doenças cardiovasculares, uma vez que as bactérias provenientes da boca entram na corrente sanguínea e se alastram pelo resto do corpo”, afirma a responsável. Um dos exemplos que dá é o da endocardite, uma infeção que “geralmente, ocorre quando uma bactéria proveniente de outra parte do organismo se aloja nessa camada interior (endocárdio)”.
  3. Doenças respiratórias – Ana Santos Ferro diz que “o mesmo acontece ao nível dos pulmões, através do trato respiratório ou corrente sanguínea, as bactérias podem alojar-se nos pulmões e dar origem a doenças respiratórias”.
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?