Quantcast
Investigação

Investigadores tentam perceber uso atual de coroas em aço inoxidável 

Investigadores tentaram perceber qual é a visão dos médicos dentistas suecos e finlandeses acerca do uso de coroas em aço inoxidável.

Investigadores do Oral Health Centre of Expertise e do Nordic Institute of Dental Materials, na Noruega, e da University of Helsinki, na Finlândia, tentaram perceber qual é a visão dos médicos dentistas suecos e finlandeses acerca do uso de coroas em aço inoxidável, avança o Dental Tribune International.

Só 12% dos inquiridos noruegueses e 12.9% dos inquiridos finlandeses afirmam usar coroas em aço inoxidável. A vantagem mais apontada é o facto de manterem a função e a oclusão. Já a principal complicação foi no ajuste da coroa, seguido pelas questões estéticas.

A maioria dos participantes que afirma não usar este tipo de coroas considerou a falta de experiência prática como o principal fator.

Os investigadores observaram que, embora os médicos dentistas noruegueses e finlandeses pareçam compreender as vantagens das coroas em aço inoxidável para restaurar os molares em pacientes jovens, são uma escolha de tratamento pouco frequente entre os médicos dentistas no geral.

Como a maioria dos inquiridos relatou falta de formação e que estavam interessados em receber mais educação, os autores do estudo afirmaram que “deveria ser estabelecido um maior foco [nas coroas em aço inoxidável] nos currículos e mais informação e formação prática dos médicos dentistas generalistas”.

Eles acrescentaram: “Isto pode resultar numa maior confiança entre os médicos dentistas para usar [coroas em aço inoxidável] que, em última análise, podem levar a um maior uso [delas] quando indicado”.

Metodologia

Foi enviado um questionário eletrónico a médicos dentistas, incluindo especialistas, do serviço dentário público na Noruega em maio de 2018 e a membros da Finnish Dental Society e, fevereiro de 2019. Das respostas, 574 da Noruega e 765 da Finlândia foram selecionadas para análise.

O estudo, intitulado “Stainless-steel crowns in children: Norwegian and Finnish dentists’ knowledge, practice and challenges”, foi publicado online a 12 de abril de 2021 na BMC Oral Health.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?