Quantcast
Saúde Oral

Investigadores criam cadeado intraoral para perda de peso

Investigadores do Reino Unido e da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, desenvolveram um cadeado intraoral, o Dental Slim Diet Control.

Investigadores do Reino Unido e da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, desenvolveram um cadeado intraoral, o Dental Slim Diet Control, que é montado por um profissional de dentária aos dentes molares superiores e inferiores. O objetivo do dispositivo é ajudar na perda de peso, revela a Universidade de Otago, em comunicado.

O DentalSlim Diet Control utiliza dispositivos magnéticos com parafusos de bloqueio fabricados sob medida e permite que o utilizador abra a boca apenas cerca de 2 milímetros.

De acordo com a universidade, o indivíduo que o utilizar fica limitado a uma dieta líquida, mas o dispositivo permite que este se exprima livremente e “não restringe a respiração”. Os participantes do ensaio clínico perderam uma média de 6,36kg em duas semanas.

O investigador principal da Universidade de Otago, Paul Brunton, diz que o cadeado intraoral será uma ferramenta eficaz, segura e acessível para pessoas que lutam contra a obesidade. “É equipado por um dentista, pode ser libertado pelo utilizador em caso de emergência e pode ser instalado e removido repetidamente”, informa o instituto de ensino superior.

A ferramenta pode ser “particularmente útil para aqueles que têm que perder peso antes de serem submetidos a cirurgia, e para pacientes com diabetes para os quais a perda de peso poderia iniciar a remissão”, declaram os investigadores.

A prática de ligar cirurgicamente as mandíbulas das pessoas tornou-se popular nos anos 80, mas veio com riscos: o vómito trouxe consigo o risco de asfixia e após 9 a 12 meses os pacientes desenvolveram periodontite, informa a universidade. Em alguns casos, havia problemas contínuos com a restrição do movimento da mandíbula e alguns desenvolveram condições psiquiátricas agudas.

Pode ler a pesquisa publicada no British Dental Journal aqui.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?