Saúde Oral

Investigadores brasileiros criam composto natural para tratamento dos dentes

Investigadores brasileiros criam composto natural para tratamento dos dentes

Os investigadores da Uesb – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no Brasil,  desenvolveram um composto natural, extraído da papaia, para o tratamento endodôntico.

Este tratamento, também conhecido por desvitalização, consiste na remoção da polpa e serve para recuperar o dente. Neste processo, os dentistas recorrem a substâncias para limpar a estrutura do dente que podem ser lesivas ou provocar alergias.

De acordo com notícia da publicação Acorda Cidade, estes riscos vão ser reduzidos devido ao composto natural simples, extraído da papaia, criado pelos investigadores de Uesb.

“A composição desenvolvida possui a propriedade de agir no processo de dissolução da polpa, possuindo as vantagens de ser biocompatível, bactericida, dissolver matéria orgânica, possuir excelente poder de umectação e penetração”, explica Matheus Pithon, professor do Departamento de Saúde 1 e coordenador do grupo de pesquisa Orthodontics Uesb, citado pela Acorda CIdade.

O objetivo inicial era utilizar o composto na área de ortodontia, mas este acabou por apresentar resultados como nova modalidade de tratamento para outro problema do setor dentário.