Quantcast
Saúde Oral

Iniciativa da Mundo A Sorrir para melhorar a saúde oral de desempregados é premiada

O Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário 2021 distinguiu a iniciativa RITE - Programa de Reabilitação Individual para o Trabalho e Emprego.

O Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário 2021 distinguiu a iniciativa RITE – Programa de Reabilitação Individual para o Trabalho e Emprego, promovida pela Mundo A Sorrir. Em comunicado, a Mundo A Sorrir explica que o programa visa contribuir para a melhoria da saúde oral de desempregados que se encontram integrados em projetos de empregabilidade desenvolvidos na Área Metropolitana do Porto.

Ao longo de um ano, o programa irá beneficiar 30 pessoas desempregadas, nomeadamente beneficiários do RSI (Rendimento Social de Inserção); desempregados de longa duração (30–55 anos); jovens NEET (não trabalham, não estudam nem seguem uma formação) entre os 24 e os 29 anos; e pessoas cujo nível de escolaridade seja inferior à escolaridade mínima obrigatória.

 

“Muitas pessoas têm dificuldade no acesso ao mercado de trabalho por terem um estado de saúde oral debilitado e comprometedor da sua (re) integração social. Através do programa RITE, pretendemos apoiar e fortalecer a motivação destas pessoas para a procura ativa de emprego”, realçou a coordenadora do programa RITE, Ana Simões.

O Programa de Reabilitação Individual para o Trabalho e Emprego irá envolver uma equipa constituída por profissionais de saúde oral, mas também um elemento da área da psicologia.

 

A primeira fase passa por uma intervenção médico-dentária que inclui a reabilitação oral total da pessoa. Numa segunda fase, a realização de sessões de coaching/orientação individuais, com a finalidade de reforçar a aquisição de hábitos de higiene oral e de cuidados de saúde oral.

O Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário 2021 pretende apoiar projetos que promovam o desenvolvimento integral e o processo de inclusão social das pessoas mais vulneráveis, favorecendo a igualdade de oportunidade. A sexta edição do Prémio Solidário distinguiu 24 projetos de instituições sociais, num total de 114 candidaturas.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?