Quantcast
Eventos

“Dominamos este sistema de alinhadores chegando a resultados impressionantes”

Teresa Sobral

A médica dentista Teresa Sobral foi uma das portuguesas presentes a 2ª edição da Align Iberia Summit, evento dedicado a ortodontistas portugueses e espanhóis, que decorreu nos dias 11 e 12 de março, em Madrid. Em entrevista, destaca as inovações apresentadas no software e dos próprios alinhadores e o nível de tratamento ortodôntico possível de atingir com este sistema.

O que destaca do Align Iberia Summit?

 

Deste Summit destaco essencialmente dois pontos, sendo o primeiro as inovações apresentadas ao nível de software e dos próprios alinhadores (que reflete a política de investimento da Align em ser inovadora e líder de mercado). O segundo ponto é, sem dúvida, o nível de tratamento ortodôntico que se consegue atingir com este sistema. Se dúvidas houvesse sobre o grau de cuidado no acabamento de casos, o que se consegue do ponto de vista biomecânico, convido a ir assistir a um destes eventos. Claro que há movimentos difíceis, casos difíceis em qualquer técnica e nenhuma é exceção, mas, cada vez mais, dominamos este sistema de alinhadores chegando a resultados impressionantes.

Sobre as inovações apresentadas no Align Iberia Summit, quais aquelas que considera mais disruptivas e com maior impacto na prática do ortodontista?

 

Bem, para mim a maior referência é o ClinCheck Live Update, que consiste em fazer alterações 3D ao ClinCheck (representação gráfica dos movimentos a serem expressos pelos alinhadores aos dentes) e no momento pedir ao software para aplicar essas modificações. Como tal, o novo plano de tratamento fica disponível em 1 minuto. O que antes levava tempo, porque escrevíamos ao técnico o que pretendíamos fazer a nível de movimentação dentária ou eventualmente submetíamos com as alterações 3D e aguardávamos que o novo plano voltasse, agora leva 1 minuto a estar de volta. Imagine o tempo que poupamos em planeamento, é de uma eficiência extraordinária. Fica em falta a parte da sequência que ainda é necessário escrever, mas é um passo facilitador gigante!

Temos mais inovações que considero serem disruptivas, como as novas Wings de avanço mandíbular.

 

Estas duas inovações já estão disponíveis!!

Ainda a nível de software, os algoritmos da inteligência artificial baseada nas nossas preferências predefinidas que serão integradas no primeiro ClinCheck de cada médico de forma individualizada, bem como a integração da imagem das raízes dos dentes a nível do software, são outras inovações relevantes que deverão estar disponíveis nos próximos meses.

 

De que que forma esta sinergia com o mercado dentário espanhol poderá acrescentar valor à prática clínica em Portugal?

O mercado espanhol é dos maiores mercados de alinhadores na Europa − senão o maior. A casuística é muito significativa e a repetição obviamente traz-nos muito conhecimento. Existe uma sinergia enorme entre os speakers ibéricos e os portugueses são muito bem recebidos nestes eventos, partilhando todos nós experiências, de forma a sermos melhores profissionais.

 

Teresa Sobral

Médica Dentista Mestre em “Science in Dental Sciences – Orthodontics” Doutora em Ciências Dentárias

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?